[SP-pm] Que características possuem os gurus da lista (was: [OT] Formação universitária dos membros da lista)

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Fri Jun 4 12:25:42 PDT 2010

2010/6/3 Lindolfo "Lorn" Rodrigues <lorn.br em gmail.com>

> Solli está certo, no ultimo ES por exemplo tivemos uma aula sobre a Russia
> na 2a guerra mundial foi bem legal, o professor  estava regado a Vodka, né
> russo? :)

SKAVURZKA!!! (que antes que alguém pergunte: não, não quer dizer bostovsky
nenhuma em russo, não existe essa palavra). Eu não lembro de nenhuma vodka.
Elas é que se lembram de mim.

Tecnicamente a "aula" foi sobre a chamada Guerra do Inverno[1], que foi uma
ação da União Soviética - iniciada em 1939, quando eles ainda eram aliados
da Alemanha Nazista - para tentar anexar a Finlândia (de volta[2]) ao
território da Rússia.

> Larry Wall  ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Larry_Wall ) é formado em
> LETRAS, existem secretarias que são formadas em letras, Damian Conway é PHD
> em Computação ( http://en.wikipedia.org/wiki/Damian_Conway ) está aí a
> prova que a faculdade não defini nada. Duas figuras fortes do Perl com
> formações tão ...paradoxas?

Não que eu esteja me colocan no mesmo rol, mas eu também não tenho formação
em computação. Digo, diploma. Eu larguei computação, vivi quase 10 de uma,
ouso dizer, prolífica vida profissional sem ele até que meu empregador
anterior me obrigou a entrar num curso então fiz ...acho que o nome foi
"Gestão de Negócios na Pequena e Média Empresa", o que me rendeu,
finalmente, um diploma que... honestamente, não fez nenhuma diferença na
minha vida.

Quanto às colocações do Solli, acho que foram muito pertinentes, mas
gostaria de acrescentar um comentário: sim, é claro que há pessoas que têm
maior predisposição para uma ou outra característica, é claro que esses
itens podem ser mais fáceis para um certo indivíduo do que para outro, mas,
todas essas características, sem exceção, PODEM SER TREINADAS. Se você
realmente quiser, é uma questão de esforço, dedicação, perseverança (e
acrescente aqui aqueles discursos de técnico de futebol ou de qualquer outro
esporte, que apesar de serem repetidos ad nauseum, muitas vezes são
verdadeiros).

... enquanto escrevo, me surgiu a seguinte idéia: eu acho que consigo, como
um pequeno exercício pseudo-antropológico, "mapear" as características
listadas pelo Solli para características psicológicas e/ou de personalidade.
Vou tentar:

my $russo_map = {
  'autodidata' => 'curiosidade',
    # uma mente curiosa não se satisfaz em esperar que os outros venham lhe
conceder o benefício do conhecimento,
    # ela irá BUSCAR esse conhecimento, onde quer que ele esteja.
    # Como eu disse para uma amiga recentemente: a curiosidade é um dos
primeiros e
    # principais indícios de que há vida inteligente.

  'síntese' => 'objetividade',
    # Rodeios, rococós, firulas e outras coisas do tipo não são, como alguns
poderiam afirmar, completamente inúteis.
    # As artes são repletas de coisas desse tipo, e volteios e detalhes
intricados estão em poesias, quadros, arquiteturas, esculturas,
    # enfim, praticamente todas as atividades artísticas. Mas o objetivo da
arte, da estética, é diferente do da programação.
    # Uma mente objetiva sabe olhar para uma situação complexa e entender a
sua essência. Compreender o problema e saber
    # expressá-lo de uma forma simples é uma característica de uma pessoa
objetiva.

  'pensamento lógico' => 'disciplina',
    # Entender as "regras do jogo", e saber jogá-lo dentro das regras - sem
radicalismos, com consciência.
    # Um programa escrito fora das regras sintáticas não será aceito pelo
compilador.
    # Um programa escrito fora das boas práticas de programação corre o
grande risco de não ser aceito pela comunidade.
    # Não ter preguiça de fazer melhor, quando há essa chance, é também uma
característica associada a esse traço de personalidade, imho.

  'pensamento científico' => 'humildade',
    # Uma das principais características do pensamento científico é a sua
capacidade de aceitar o próprio erro
    # e partir para uma nova solução. O apego cego a uma explicação, sem
buscar honestamente entender as outras
    # alternativas é algo movido por burrice ou por um ego do tamanho de um
elefante. Ter a humildade de aceitar
    # a própria falha, quer isso tenha sido mostrado por outra pessoa, pelos
fatos irrefutáveis, ou por si mesmo, é fundamental

  'comunicação' => 'sensibilidade',
    # Uma interlocutor sensível (haha, 1 min de piadas. { sleep(60) }. ok,
passou) é aquele que sabe adequar a sua fala ao público ao qual se dirige.
    # Essa capacidade engloba algumas outras coisas:
    #   * percepção - é preciso perceber as pessoas como elas são, para
poder então inferir como falar com elas
    #   * clareza - um pouco de ordem mental, mas sem absolutos: cada
público terá sua própria definição do que é claro ou não é
    #   *

  'cultura geral' => 'tolerância',
    # Uma pessoa que aceita culturas diferentes (da sua própria), entende
que existem formas diferentes de ver o mundo.
    # Tal pessoa será mais tolerante para com pessoas diferentes e, mais que
isso (somado à curiosidade), irá querer conhecer essas outras culturas
    # Junto com a sensibilidade, também essa tolerância leverá a um senso
estético e artístico mais desenvolvido
    # Junto com essa tolerância, a sensibilidade levará a uma pessoa que
expressará melhor suas idéias e sentimentos aos outros
};

Como eu disse no começo, é apenas uma brincadeira, não tenho nenhuma
pretensão autoritativa na área de psicologia e/ou antropologia. Mas eu achei
por bem deixar os meus 0.02 * (keys %{$russo_map}) cents.

[]s,
Russo

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Winter_War
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Background_of_the_Winter_War

--
Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]