[SP-pm] [OT] Formação universitária dos membros da lista

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Fri Jun 4 05:37:48 PDT 2010

Depois de um tempo no mercado e várias portas na cara pela falta do
canudo, resolvi diplomar-me.

Já que teria que pagar, escolheria uma faculdade pé-de-porco baratinha
de dois anos, só pra ter o papel.

Por sorte, ou azar, estava trabalhando em uma empresa onde haviam
alguns alunos, ex-alunos e um ex-professor de uma certa faculdade, que
levantaram a minha curiosidade sobre a instituição. Fiz a prova,
entrei.

Chegando lá, encontrei uma estrutura de primeira, excelentes
professores (tem uns pé-de-porco irritantes também, mas são minoria),
laboratórios equipados, tem planejamento de longo prazo, seguem os
cronogramas, professores (a maioria) tem planejamento de aula, e o que
eu achei mais legal, acesso fácil à coordenação, que pasmem, escuta o
que a gente diz. O curso vem passando por melhorias contínuas graças a
esse feedback e o resultado frente as metas.

Tem seus problemas? Claro que tem, mas às vezes acho que peguei uma
faca, virei de costas para o alvo e vendado acertei entre os olhos da
mosquinha que estava bem no centro do alvo. (Podia ser menos cara)

Essa faculdade forma macacos? Claro que sim. Faculdade não é mágica.
Vai te mostrar o mínimo necessário pro *MEC* concordar que você é um
Bacharel. Essa faculdade em particular, fornece as ferramentas para
que se você quiser, saia do zero absoluto e se torne um profissional
de destaque, mas depende de você querer isso, caso contrário vc vai
ser só mais uma macaco de posse de um papel que vale um apartamento, e
só.

O que eu achei interessante é que eles não são enganadores e eu tenho
a oportunidade de ter aulas com algumas *entidades* autoritativas
sobre certos assuntos. É uma pena que eu não tenha tempo integral pra
investir nela, embora ela sugue boa parte da minha grana e vida em
apenas 4h/dia.

O que era pra ser uma viagem chata em busca de um papel caro, passou a
ser uma pequena aventura com direito a pipoca.

Coincidentemente depois que eu entrei lá, passei a trabalhar em uma
empresa onde a posse do maldito papel não é mandatória...

Só peço quem estiver fazendo faculdade entenda rápido algumas coisas:

1) A faculdade não é pra pegar na sua mãozinha;
2) é pra te contar que certas coisas existem;
3) e daí você corre atrás usando as ferramentas que estiverem à vista.
4) é para você expandir seu networking;
5) só você será capaz de dizer que o apartamento que você trocou por
uma folha de papel foi um bom negócio.

Abraços