[SP-pm] Vergonha de fazer perguntas bobas (was [OT] Formação universitária dos membros da lista)

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Thu Jun 3 17:09:50 PDT 2010

Em 03-06-2010 19:55, Solli Moreira Honorio escreveu:

> Compartilhar conhecimento é o principal motivo da existência do grupo, e isto só é possível através das perguntas. Não existe pergunta boba, mas certamente existe comportamento bobo. Cada um dos 'velhos' aqui tem o maior prazer em ajudar no desenvolvimento profissional dos membros do grupo, mas nós sentimos no direito de exigir a contra-partida. Exigimos que quem pergunte, o faça de uma maneira correta e construtiva, que ajude no desenvolvimento dos demais, pois a colaboração também ocorre na pergunta.

Opa!..esta "contra-partida" a qual você se refere notei logo nos meus
primeiros dias aqui na lista!
> Não deixa de aprender alguma coisa apenas pela vergonha de perguntar, aí sim você estará tendo um comportamento bobo. O nível técnico desta lista é altíssimo, e ao mesmo tempo acessível e paciente, que dificilmente você encontraria (ou contra) no teu ambiente de ensino, então use a lista, mas com moderação :D ....

É como eu disse! Com certeza estarei perguntando!
E quanto ao alto nível técnico, logo o percebi nos primeiros
dias!!...aliás, foi este alto nível, além de querer aprender Perl, foi
um dos fatores  que me chamou muito a atenção aqui.
Na verdade, foi lendo algumas respostas que alguns membros davam, as
vezes "parecendo" meio mal-humoradas mas que na verdade percebi que eram
realmente para ajudar a quem perguntava!

Aqui, percebi sim, uma extrema boa vontade por parte dos membros em
ajudar aos interessados!...e não aos preguiçosos que querem que "peguem
na mão" para ensinar!
Aqui o pessoal quer que você primeiro, leia, leia, pesquise e depois
leia novamente antes de perguntar! E com razão, pois é só assim que se
aprende!
Talvez por isso algumas respostas "meio atravessadas!" :D

> Solli M. Honório

Abraço,
Flávio