[SP-pm] [OT] NoSQL

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Wed Jun 2 16:14:44 PDT 2010

2010/6/2 Luis Motta Campos <luismottacampos at yahoo.co.uk>:
> Shared-nothing, segundo a ACM, é uma arquitetura sem
> "single-point-of-failure", sem a necessidade de existência de um
> "coordenador" que concentre informações partilhadas entre os nós.

Sim. E daí não dá pra inferir que é impossível garantir durabilidade,
como ficou implícito em sua mensagem anterior.

> Você é arrogante e o paper que você me enviou fala montes de merda, como
> sugerir que a arquitetura relacional é "velha" só por que tem 25 anos de
> idade.

Não quis soar arrogante. Na verdade, eu fiz um esforço pra não parecer
arrogante - acredite ou não. Pelo visto não consegui, então me
desculpe.

Mas enfim, você está misturando "velho" com "ruim". A arquitetura
relacional *é* velha o que ela não é, é ruim. Na verdade, o VoltDB é
justamente uma tentativa de pegar as qualidades importantes da
arquitetura relacional e aplicar ao paradigma das KV-stores que são
mais adequadas à certos tipos de aplicações comuns hoje em dia.

> Já tenho um motivo muito forte para não gostar da forma como o VoltDB é
> construido: ele oferece apenas uma interface Java, até onde eu pude
> entender pelo paper.

No site tem o download da documentação que incluir a especificação do
wire protocol, então é possível escrever uma biblioteca cliente para
qualquer linguagem. Mas acho que só existe uma pronta pra Java,
atualmente. Mas é só alguém ir lá e implementar o protocolo em Perl e
problema resolvido.

Me parece que a linguagem utilizada para "stored procedures" dele é
Java e daí você não escaparia. Mas são poucos os que têm o luxo de
escrever em PL/Perl, de qualquer maneira.

> Eu sou DBA, não tenho medo de perder meu emprego, e não acredito que
> exista uma forma melhor de se armazenar as informações mais vitais e
> necessárias para o funcionamento de um negócio sem usar pelo menos os
> rudimentos básicos do Modelo Entidade-Relacionamento.

Eu acho que você está mais ou menos alinhado com o VoltDB e não sabe
ainda. O VoltDB foi criado por um dos caras do Postgres pra prover
justamente isso, pelo que eu entendi. A idéia é que as outras
alternativas não são ACID, por exemplo. E se eu entendi direito, no
VoltDB o esquema *é* relacional. Só não é o tradicional, é uma
interface diferente.

-Nilson