[SP-pm] O SPPM e a lei (was Re: São Paulo Perl Workshop - O evento será gravado ?)

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Fri May 28 07:52:41 PDT 2010

On 05/28/2010 03:21 PM, Thiago Rondon wrote:
> Eu discordo de você e do Luis, cobrar por um evento agora é muito
> precipitado aqui em São Paulo. Um evento gratuito já é extremamente
> complicado colocar 40 pessoas para participarem.

Você mais do que ninguém tem todo o direito de discordar.

Eu acho que cobrar R$5 pelo evento é o bastante para tornar a
experiência "paga". Não precisa cobrir custos ou qualquer outra coisa. É
apenas para dar a impressão de "estou pagando". É muito mais uma coisa
psicológica do que financeira.

> Também discordo que trazer alguma pessoa de fora não faça diferença.
> Mas (...).

Faz diferença sim. "Santo de casa não faz milagre", já dizia o meu avô,
que nunca nem sequer se interessou por computadores. ;) Trazer gente de
fora "agita" o ambiente local, provoca curiosidade e estimula a troca de
idéias.

Se ter palestrantes é o problema, eu tenho contatos nos London PM que
podem se interessar em participar, mesmo como "aventura". Mas é preciso
planejar um mínimo, e oferecer algo em troca para estas pessoas -
afinal, elas também precisam sentir que valeu à pena aparecer para dar
uma palestra a 11.000km de distância.

> Volto a dizer, nosso objetivo é dar visibilidade ao Perl como
> comunidade, como conhecimento. Faço as minhas palavras, a do Solli.
> Enfim, apesar de ter opiniões diferentes sobre como organizar a
> comunidade ou o evento, acredito que estamos evoluindo com este
> assunto, mas para que ele não acabe sem nenhum fato novo, faço
> algumas perguntas:
>
> Que ótimo o teu plano de conseguir patrocínio em especie para a
> organização de um evento. Quais são os pré-requisitos para que uma
> comunidade ou um evento receba pela booking ?

Eu vou tentar responder a mesma pergunta com s{booking}{ebay}, ok? Volto
a falar disso mais tarde. Por favor me cobre.

> [...]
> bancar passagens aérea de palestrantes. Se nós montarmos um convite,
> para dois nomes da booking, iriamos estudar dois nomes que poderiam
> surtir efeito aqui para os participantes do evento em relação a
> conhecimento/participantes (principalmente no que eles estão
> envolvido em projetos opensources). Acredito que esta carta poderia
> ser feita dentro dos próximos 3 meses. Você tem alguma sugestão de
> como esta carta deveria ser escrita, o que a booking iria valorizar,
> e o que poderíamos de fato oferecer de beneficio para ela em troca

De novo, vou tentar descobrir que tipo de patrocínio eu consigo do ebay
e voltamos a falar. Mesmo esquema, empresas diferentes.

Queria saber onde está o pessoal do IG, que tem andado tão interessado
em Perl. E O UOL? Será que tem alguém da lista que trabalhe para eles e
estaria interessado em ajudar a gente a estabelecer contatos?

Frederico, você ainda tem contatos com a IBM? Conseguiria trazer algum
contato para a gente de lá?

Putamplexos.
--
Luis Motta Campos is a DBA,