[SP-pm] O SPPM e a lei (was Re: São Paulo Perl Workshop - O evento será gravado ?)

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Fri May 28 07:07:27 PDT 2010

> Eu discordo de você e do Luis, cobrar por um evento agora é muito
> precipitado aqui em São Paulo. Um evento gratuito já é extremamente
> complicado colocar 40 pessoas para participarem. Também discordo que trazer
> alguma pessoa de fora não faça diferença.

Você me entendeu mal.

Eu não disse que devemos cobrar por um evento agora, nem que trazer
alguém de fora não faça diferença.

> Volto a dizer, nosso objetivo é dar visibilidade ao Perl como comunidade,
> como conhecimento.

E estão fazendo um ótimo trabalho! :)

> Que ótimo o teu plano de conseguir patrocínio em especie para a organização
> de um evento. Quais são os pré-requisitos para que uma comunidade ou um
> evento receba pela booking ?

Precisamos de um plano: quando o evento será realizado, quantas
pessoas são esperadas, etc.

> No nosso planejamento para o ano que vem, a maior dificuldade é bancar
> passagens aérea de palestrantes. Se nós montarmos um convite, para dois
> nomes da booking, iriamos estudar dois nomes que poderiam surtir efeito aqui
> para os participantes do evento em relação a conhecimento/participantes
> (principalmente no que eles estão envolvido em projetos opensources).

Pela minha experiência de YAPC, os palestrantes raramente recebem
passagens aéreas. Eles são como participantes comuns, com a diferença
de que não pagam inscrição.

A exceção, é claro, são os participantes internacionais. Mas eu acho
uma pena trazer gente de fora, quando vocês tem tanta gente boa por
aí.

> Acredito que esta carta poderia ser feita dentro dos próximos 3 meses. Você
> tem alguma sugestão de como esta carta deveria ser escrita, o que a booking
> iria valorizar, e o que poderíamos de fato oferecer de beneficio para ela em
> troca deste apoio ?

O benefício que a Booking espera (e outras empresas que trabalham com
Perl) é estar em contato com a comunidade.

[]s

Nelson