[SP-pm] O problema de configuração de teclado do Nélson Ferraz [Was: seguranca]

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Tue May 25 08:48:47 PDT 2010

On 05/21/2010 11:39 AM, Nelson Ferraz wrote:
> O Luís pega pesado às vezes -- eu diria que é um problema que ele
> precisa resolver -- mas a essência da crítica é correta: escrever
> português correto é uma demonstracão de respeito para com a lista. Não
> precisa ser impecável, ninguém vai reclamar se você digitar
> "codificacao"; mas evite "codificacaum". :)

Eu não pego pesado. Mas tampouco tenho mão de moça. ;-)

> (OBS: Eu mesmo tenho um problema de configuracão no ubuntu que
> dificulta a digitacao de cedilhas -- a letra sai "ć", e como eu ainda
> não tive paciência para resolver isso, digito "c" no lugar.)

Urgh... aqui:

setxkbmap -option -option compose:ralt

(sim, tem mesmo dois '-option', é intencional)

Ou "System Settings" -> "Regional & Language" -> "Keyboard Layout" ->
"Advanced" -> 'Compose Key Position' e marque "Right Alt" como
"Compose". Assim, você pode escrever "ç" como (compose + ',' ; 'c').

E o bacana desta solução é que você também ganha acesso à todos os
outros caracteres do seu /character/ /set/, e pode até escrever
"Købehavn" ("Copenhagen", em Dinamarquês) e "smorrebrod og øl"
("sanduíche e cerveja", em Norueguês), entre outras bobagens simples mas
úteis. ;)

Putamplexos
--
Luis Motta Campos is a DBA,