[SP-pm] Sugestão de livro sobre UML

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Mon May 10 23:53:44 PDT 2010

> A minha opinião sobre UML é que é útil para facilitar a compreensão de
> modelos na literatura. Na prática, o overhead de manter o UML
> sincronizado com o código acaba sendo grande demais para justificar seu
> uso na maioria das aplicações, porém, tem alguns casos de sucesso por
> aí. Porém, eu acho interessante um programador iniciante saber ler o
> básico de UML para poder compreender os livros de engenharia de
> software.

Concordo com o Eden.

É interessante ter alguma noção de UML como meio de comunicação. Mas
abandone a idéia de que você expressará o sistema completo em UML,
antes de escrever a primeira linha de código.

A idéia de planejar o sistema completo, para somente então começar a
escrever o código -- a idéia de que devemos separar as fases de
"análise", "projeto" e "implementação" -- vem sendo abandonada em
favor de metodologias mais ágeis, onde análise, projeto e
implementação acontecem de maneira simultânea.

Recomendação de leitura:

Extreme Programming Explained: Embrace Change
http://www.amazon.com/Extreme-Programming-Explained-Embrace-Change/dp/0201616416

Em português:

Programação Extrema (XP) Explicada: Acolha as Mudanças
http://www.submarino.com.br/produto/1/230127/programacao+extrema+(+xp+)++explicada:+acolha+as+mudancas