[SP-pm] Como "ler" uma array que está dentro de um bloco "privado" ?

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Sat May 8 19:35:13 PDT 2010

Deixa eu pegar no seu pé sobre vocabulário :P

> retorna "verdadeiro" só no bloco do "else"

Esta frase não faz o menor sentido fora do seu contexto ( como quase
tudo, duh :P ).

De acordo com a wiki*, uma condicional pode ser:

If (predicate) Then
   (consequent)
Else
   (alternative)
End If

Onde predicado é basicamente uma condição avaliada como verdadeira ou
falsa, 'consequência' é um conjunto de instruções que serão executadas
como consequência da condição ter sido avaliada como verdadeira e
'alternativa' é um conjunto de instruções a serem executadas como uma
alternativa à condição.

Vocabulário é algo importante para assegurar que sejamos
compreendidos. Se você me diz: 'retorna "verdadeiro" só no bloco do
"else"', eu entendo que você está:

1) Chamando uma função ou método (por causa do retorna)
2) Que você chama a mesma função tanto no bloco consequência quanto no
bloco alternativa ( poderia ser chamada fora da condicional? ).
3) Que por alguma razão misteriosa, a mesma chamada só retorna
verdadeiro no bloco alternativa.

O que não tem nada a ver com o que você quis dizer, provavelmente, que
a chamada system está sempre retornando falso.

Em Perl, é dado muita atenção ao que 'você quis dizer', ao invés do
que 'você disse', mas quando você fala com os Homo Simius, é
melhordeixar tudo claro :)

Não foi um trolada, só uma dica. Vocabulário técnico é algo
importante, difícil e que requer policiamento diário, mas é uma das
skills fundamentais para o profissional diferenciado.

Qualquer dúvida, vou estar voltando a estar tentando entrar em contato ;)

Abraços

* Não quer dizer que é uma verdade absoluta.