[SP-pm] Encontros Técnicos, hackthon e etc: Doações

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Wed May 5 04:11:39 PDT 2010

Em 05/05/10 00:26, breno escreveu:
> Se entendi bem - Thiago, por favor sinta-se a vontade para me corrigir
> - o sistema seria inteiramente transparente para quem quiser
> acompanhar para onde está indo cada centavo empregado, e sem dúvida
> ajudariam a garantir a qualidade dos eventos de Perl a preços
> populares, ou inteiramente grátis, o que é melhor ainda. Do contrário,
> os ingressos seriam caros demais, ou a idéia seria completamente
> abandonada.

A ideia é manter uma conta de principio na pagseguro.uol.com.br (poderia
ser no paypal por exemplo, mas entendi que o pagseguro seria mais
simples para o nosso uso agora, simplesmente por que é nacional e bem
documentado para os usuários), e manter um relatorio atualizado a cada 3
meses no site da comunidade, com os valores atualizados e o nome das
pessoas no qual fizeram a doação e estão contribuindo para a 'vaquinha'.

O principal objetivo de criar o "sistema de doação", é tentarmos criar
um ecosistema na comunidade para termos o poder de nos 'virar' quando
necessário, e até mesmo conseguir efetuar eventos agora que espelhem o
que a comunidade é, uma forma de utilizar estes primeiros eventos como
isca de futuros patrocionadores.

Gostaria de definir algumas regras, em conjunto tais ela como a
utilização de recursos, poderiamos criar uma enquete na comunidade,
juntamente com as pessoas que fizeram a doação para a escolha/aprovação
dos recursos disponiveis na conta "vaquinha".

Claro, a melhor maneira para lidar com isto seria a criação de um
estatudo, bem elaborado e o registro legalmente de uma entidade. Mas,
não temos hoje "recursos" suficiente para seguir por este caminho,
*ainda*. Por enquanto, será criado no site do grupo, um texto com o
regulamento simples, de como esta conta será gerenciada e como iremos
deixar qualquer movimentação de forma "transparente".

Muitos, acreditam que estes passos podem ser de tartaruga, mas quero
tentar dar um passo de cada vez para tentarmos agregar mais pessoas a
comunidade primeiramente e ter um apoio e comprometimento maior de
todos. E para isto realmente funcionar, na minha humilde opnião, apenas
organizando eventos como o YAPC::BR, encontros técnicos e etc para que
isto "rode".

Tenho certeza que nossa comunidade tem muito a oferecer, seja em
conhecimento, experiência e etc para muitas empresas no ramo de
tecnologia, e com um pouco de esforço vamos conseguir conquistar este
espaço, como por exemplo a criação de uma entidade para gerenciamento
destes recursos, e seria muito melhor se contarmos com a ajuda de outras
comunidades regionais, como o Breno colocou.

Minha intenção é que este piloto seja no mínimo um 'agregador',
aproveitar um evento que já esta todo 'certo' financeiramente, e tentar
ao máximo facilitar a criação já do próximo, ou seja o ecosistema que
precisamos para que isto não aconteca apenas uma vez, e sim sempre.

Abs!
-Thiago Rondon