[SP-pm] [OT] Será o fim do Windows ?

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Mon Apr 12 13:43:37 PDT 2010

Sim, desde que esse usuário seja 'minimamente esclarecido'. Duvido que algum
usuário comum conseguisse sequer encontar o Synaptic ou associá-lo a
instalação de programas...

Usuário comum: indivíduo que utiliza o computador para coisas extremamente
essenciais para o seu trabalho/lazer, ou seja, não sabe instalar,
desinstalar, não sabe o que é codec, não sabe o que é driver, muito menos o
que significa montar/desmontar e coisas 'alienígenas' aos seus olhos que com
certeza ele deve encontrar em qq distribuição Linux, mesmo o Ubuntu.

Se ele vir o ícone do firefox, ou do chrome, provavelmente ele vai associar
isso aos browsers. Mas dificilmente ele saberia resolver um problema de
resolução de placa-de-vídeo, ou algo parecido, mesmo que as mensagens sejam
extremamente óbvias.

Mesmo que soubesse como instalar coisas, se tivesse um problema com
dependências, mapeamento de libs etc. , dificilmente ele entenderia a
mensagem e nem em sonho(salvo as exceções), ele descobriria como resolver o
problema.

'Ahhh! mais no windows ele também não saberia resolver esse tipo de
problema'. É verdade, mas eu tô tentando explicar a 'proporcionalidade da
coisa'. Suponha que o problema do usuário seja simplesmente incluir uma
'Section' no xorg.conf. O equivalente no windows seria simplesmente alterar
a resolução, pois dificilmente não haveria o driver para a sua placa de
vídeo, e dificilmente teria que se preocupar com isso. No Linux ele deveria
ter um conhecimento prévil de que existe um arquivo chamado xorg.conf,
depois deveria saber como encontrá-lo, acessar esse arquivo com sudo para
poder alterá-lo, etc. etc. etc. . Você conhece um usuário comum que faça
esse tipo de coisa? Eu não conheço nenhum.

E outra coisa, será que o pessoal do Ubuntu está realmente querendo chegar
nesses usuários? Eu sinceramente não sei. Por enquanto o que eu vejo são
muitas preocupações que não tem como objetivo final o usuário comum, e
poucas que tem, mesmo que seja inegável os avanços e facilidades que o
Ubuntu trouxe nesses últimos tempos. E isso ocorreu num tempo relativamente
curto, embora não curto o suficiente(na minha opinião).

Pra encerrar, acho que tem muito chão ainda para percorrer ...

Cheers!

Em 12 de abril de 2010 15:48, Daniel de Oliveira Mantovani <
daniel.oliveira.mantovani at gmail.com> escreveu:

> A única coisa que um usuário final precisa para usar o Ubuntu é ter
> pelo menos um olho e um braço. O resto ele cuida, a única exceção é a
> parte de jogos que as empresas ignoram o Linux. Inclusive é mais fácil
> instalar coisas no Ubuntu do que no Windows:

Applications -> Ubuntu Software Center