[SP-pm] Res: [OT] Vaga para programador Perl em São Paulo

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Sat Apr 10 00:23:51 PDT 2010

2010/4/9 Ricardo Filipo <ricardo_filipo em yahoo.com.br>:
(...)
[ fábrica de software ]
> Ha' alguns meses o dono da Stefanini (se bem me lembro) anunciou que nao
> valia a pena manter fabrica de software no Brasil pois e' muito mais barato
> contratar indianos (que apesar disso ganhariam nominalmente quase o dobro
> dos brasileiros).
(...)

Ricardo,

Este modelo já se provou mais do que falido, há muito tempo.
Sinceramente, não é o custo da mão de obra que o faz inviável, e sim,
a ignorância de acreditar que o software pode ser construído como em
uma fábrica. Da mesma forma, tratar desenvolvedores como operários, é
como comparar um pintor de paredes com um Van Gogh.

Meus dois centavos.

um abraço,

--
Otávio Fernandes