[SP-pm] Res: [OT] Vaga para programador Perl em São Paulo

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Fri Apr 9 23:40:19 PDT 2010

2010/4/10 Luis Motta Campos <luismottacampos at yahoo.co.uk>:
> QUALIDADE ACEITÁVEL?!?!? Você obviamente nunca viu código dos Indianos.
> Sem querer ofender ninguém, eles são tão ESTÚPIDOS que pagar qualquer
> coisa mais do que eles recebem seria DESPERDÍCIO.

Se você pagar o mesmo tanto que eles recebem para um brasileiro ou um
americano, vai ter código de qualidade similar.
Existem muitos indianos que são bons desenvolvedores, eu mesmo já
conheci pelo menos dois. A diferença é que os bons não trabalham por
$5/hora.

Talvez ficar por aí na Califórnia tenha feito você "pegar" um pouco do
racismo que permeia considerável parte da população americana.

Não existe nada inerente ao "sangue indiano" que os faça
desenvolvedores piores. O que acontece é que lá simplesmente existem
mais desenvolvedores proporcionalmente. O número de pessoas
competentes é uma porcentagem fixa da população em qualquer lugar.
Vamos supor, 1%. Se aqui no Brasil, 4% das pessoas trabalham com
software e na Índia 10% das pessoas trabalham com software, é razoável
assumir que existirão 2.5x mais brasileiros competentes, pelo menos.

Óbvio que se você pegar o grupo "indianos que querem trabalhar por um
salário de fome" só vai vir gente ruim mesmo.

A sensação que eu tenho é que boa parte das empresas dos USA / Europa
não sabem aproveitar a globalização corretamente. Com o equivalente a
um salário de desenvolvedor americano bem entry-level ($40-50k dólares
anuais), você consegue contratar um desenvolvedor de alto nível no
Brasil, Índia, Ucrânia, Russia ou similares - um americano/europeu
equivalente custaria pelo menos o dobro. Isso é que deveriam explorar.
Ao invés disso, vão atrás de gente que trabalha por menos que o
salário mínimo americano e depois reclamam da qualidade.

-Nilson