[SP-pm] Res: [OT] Vaga para programador Perl em São Paulo

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Fri Apr 9 20:35:32 PDT 2010

Ricardo Filipo wrote:
> Senhores, esta thread tem a ver com algo que falavamos ha' alguns
> dias quando comentei que os seniors estao sendo demitidos e novatos
> pegam seu lugar. Eu senti este problema na pele depois que passei dos
>  ciquenta anos de idade (e acreditem, nao estou raciocinando nem
> programando pior depois de mais velho, muito pelo contrario). Hoje
> tenho minha propria empresa, bons clientes e tal mas apesar de em
> alguns meses ganhar uma boa bolada, na media fica muito dificil
> manter aquele salario ideal de digamos US$60 (R$100) a hora.

Lamento saber que não se compensa bem um profissional com tamanha
experiência no Brazil... isto é sinal claro da inversão de valores que a
gente sofre faz tempo.

> Para um dono de negocio no Brasil pagar um funcionario e' muito caro
>  (alias ter empresa e' ver seu dinheiro escorrer pelo ralo dos
> impostos). Paga-se mais de impostos do que de salario nominal.

Engraçado... Nos Paises Baixos a gente paga muito mais impostos que no
Brazil, mas é difícil ver alguém reclamar. Eu aprendi com a experiência
de viver fora que a gente reclama não por causa do valor dos impostos
(que sim, é alto - eu pago 52% do meu rendimento bruto como imposto) mas
sim por que não se vê retorno do dinheiro que a gente "joga pelo ralo".

> Isto nao acontece na India (entre outros paises), onde o trabalhador
> e' mais importante que o governo, por isso os indianos podem oferecer
> precos tao competitivos e manter uma industria de software de
> qualidade aceitavel.

QUALIDADE ACEITÁVEL?!?!? Você obviamente nunca viu código dos Indianos.
Sem querer ofender ninguém, eles são tão ESTÚPIDOS que pagar qualquer
coisa mais do que eles recebem seria DESPERDÍCIO.

> Ha' alguns meses o dono da Stefanini (se bem me lembro) anunciou que
>  nao valia a pena manter fabrica de software no Brasil pois e' muito
>  mais barato contratar indianos (que apesar disso ganhariam
> nominalmente quase o dobro dos brasileiros).

Isso me assusta em duas frentes diferentes:

A) Os Indianos não aguentam o tranco;

B) A Stefanini está ajudando a "matar" a indústria de software no
Brazil, por causa dos lucros.

Eu não gosto de ser protecionista, mas tem certas coisas que a gente
deveria valorizar. Eu vejo o exemplo dos Estadounidenses, que valorizam
o produto nacional. Todo mundo aqui na Califórnia faz questão de dizer
que o produto anunciado é "montado nos EUA".

Para os macmaniacos, isso é fácil de observar, também. Veja o que está
escrito embaixo do seu notebook Apple: "Designed in California, USA
(assembled in China)".

Eu tenho a impressão de que os Estadounidenses colocam muita pressão na
indústria e nos serviços para manter a mão-de-obra e a produção locais.
Se eles podem fazer isso, por que é que a gente não pode?

> Nao quero ser alarmista mas a crise pegou feio aqui para os bons
> profissionais, em todas as areas. Eu acompanhei diversos amigos (em
> geral os melhores em sua especialidade) mudando para o exterior. E'
> importante perceber a diferenca entre trabalhar no exterior
> (exportacao de cerebros) e trabalhar para outros paises (exportacao
> de servicos).

Eu sou um cérebro exportado. E não tenho intenção de voltar a viver ou
trabalhar no Brazil, exatamente por causa dos motivos expostos acima: a
gente não é valorizado, e os empresários acham que podem substituir a
gente por um punhado de Indianos que mal conseguem programar
computadores com clareza.

Na minha opinião, o estrangulamento do mercado é a melhor estratégia
para resolver o problema: a gente muda para outro país (que valoriza a
gente), e vende serviços e produtos pelos preços mais vantajosos (para a
gente) para a indústria Brasileira, que vai pagar por eles achando que
está comprando "qualidade importada".

Urgh. Aqui:

http://permalink.gmane.org/gmane.comp.lang.perl.bio.general/22159

Putamplexos.