[SP-pm] Consenso? [Was: Pirataria]

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Thu Apr 8 07:17:38 PDT 2010

A discussão na verdade começou com um alerta do Champs a respeito de não
fazer cópias ilegais de livros, principalmente da O'Reilly, por ser a
empresa que patrocina o perl mongers. Era só um alerta, porque virou
discussão? Porque esse tipo de coisa sempre vira discussão.

A questão é bem simples ao meu ver. Vc comprou? Não? Então não pode
distribuir se a licença não permite, e acabou! Qualquer 'blablabla' que fale
o contrário é besteira e/ou masturbação mental inútil, ou uma tentativa
patética de convencer alguém que você é um 'malandrão'(não que alguém aqui
tenha feito isso) .  Eu sinceramente desprezo profundamente gente q gosta de
dar uma de 'malandrão'. Infelizmente isso inclui boa parte das pessoas que
vivem nesse país.

Se você comprou, todo mundo sabe que você pode emprestar, e fazer cópias
para VOCÊ, mas nunca para outras pessoas. Isso é senso comum, todo mundo
sabe, e é senso comum também que existem leis para tratar disso...

É claro que a escolha de fazer ou não fazer é individual, nós, do
perlmongers NÃO apoiamos práticas de distribuição ilegal e sempre
encorajamos que não se faça isso, não interessa se são livros, ou outra
coisa qualquer. Ilegal é ilegal e ponto!  E fazer isso aqui na lista está
fora de questão, e é isso! Fora da lista, 'ema ema ema'... se der merda, não
envolva a lista, só isso!

Cheers!

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl