[SP-pm] Res: Pirataria de Livros, aqui não! [Was: Boas Vindas ao Igor]

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Wed Apr 7 15:36:04 PDT 2010

Alexei Znamensky wrote:
[snip]
> Isso posto, vem aí a sutileza: e o "give back" desses autores pelo uso de
> coisas já existentes, existe? Dificilmente teremos uma resposta genérica
> para essa pergunta - já que isso depende do comportamento, da opinião e da
> escala de valores de cada autor.

Prometi para mim mesmo bancar o Holandês Adormecido e ficar bem
quietinho até acabar esta dicussão, mas já que até o Mestre Alexei
entrou no baião, quem sou eu para ficar de fora?

Alexei, na quase totalidade dos casos a gente pode nomear um "give back"
comum à todas as obras, que é o mesmo que cada um dos autores usou para
começar: na música, chamamos isso de "influência", na ciência e
literatura dizemos "citações". Os autores, quando publicam (lucrando ou
não com isso - não interessa), oferecem o seu ponto-de-vista, o seu
legado pessoal aos seus {leitores,ouvintes,apreciadores,fans,etc}.
Dentre estes últimos é que surgirá, invariavelmente, a nova geração:
gente que vai adotar estilos, copiar fraseados, imitar idéias e voltar a
publicar, citando (direta ou implicitamente) suas fontes de influência,
inspiração. E o ciclo se repete.

Será que a minha resposta é genérica o bastante? :)

Meus 2¢ de sempre.
Putamplexos
--
Luis Motta Campos is a DBA,