[SP-pm] Res: Pirataria de Livros, aqui não! [Was: Boas Vindas ao Igor]

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Wed Apr 7 09:06:18 PDT 2010

Nelson,

Permita-me concordar e discordar.

Sim. As leis de copyright estão completamente desbalanceadas. Direitos
autorais surgiram, como o nome diz, para proteger o autor. Hoje o que
vemos é eles protegerem a indústria. Quem proteje o autor do livro de
Lisp?

Mas um erro não pode ser usado como justificativa para outro.

Por outro lado, na minha opinião, o 'fair use' que se utiliza de algo
ilegal é tão imoral quanto uma editora que não repassa a merreca de
direito ao autor.

O que nos dá direito de criticar a indústria se agirmos de forma tão
imoral quanto?

Concordo que em alguns casos e situações, uma cópia ilegal é a única
forma de se obter o acesso a obra em tempo útil para resolução de dado
problema. Porém há uma certa sutileza aí.

Vamos supor que eu esteja numa situação de emergência extrema. Digamos
que minha única forma de acesso à obra seja por meio de uma cópia
ilegal. Neste caso eu tomaria como 'fair use' o 'acesso adiantado a um
bem que eu vou ter'. Isso significa que eu me comprometo a estar em
débito com o autor e me comprometo a num futuro próximo ressarci-lo
por este empréstimo de direto por adiantamento.

O 'acesso por adiantamento a um bem que terei' é pelo fato que as
regras do jogo só me permitem acesso a uma cópia legal da obra. É como
se eu dissesse: Nelson, esqueci a carteira, vc pode pagar meu almoço
hoje e eu te pago amanhã?

O fair use do Nelson, sem intenção de pagamento seria como pedir que
você me pague o almoço pensando "já era, perdeu playboy". Cadê o fair
disso?

Mais uma vez essa analogia também é carregada de sutileza, pois o
almoço é material.

Na minha opinião, fair use é uma espécie de vale, que você tem que
devolver/pagar depois, seja em dinheiro ou em retorno ao ecossistema.

Abraços