[SP-pm] Res: Pirataria de Livros, aqui não! [Was: Boas Vindas ao Igor]

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Wed Apr 7 07:34:40 PDT 2010

Nelson,

Você não entendeu porquê eu penso da mesma maneira que o Eden, então vou
explicar aqui. Temos duas coisas bem diferente em discussão, sendo elas :

* acesso ao , e uso do, conteúdo : eu concordo com o Eden que precisamos ser
Ético incondicionalmente. Então se você teve acesso e usufrui de um conteúdo
que estava condicionado a alguma contribuição, precisamos efetuar esta
contribuição. Vou dar um exemplo bem diferente do que estamos falando aqui,
se ter acesso sem a contra-parte não é um problema, então as empresas que
utilizam código GPL e vendem seu produtos não deveriam ser 'processadas' por
estarem consumindo um conteúdo e não devolvendo a contribuição para todos.
Olhe, não estou falando em dinheiro, e sim em contribuição e conteúdo;

* vontade do autor : Na hora que um autor publica algum conteúdo, ele também
toma uma decisão sobre o acesso ao conteúdo. Porquê eu não posso respeitar a
vontade dele ? Só pq ele é contrário a minha ? Devemos incentivar a produção
de conteúdo com acesso facilitado, mas no final isto será uma decisão do
autor. Você está na lista da London-PM e deve ter acompanhado a discussão
sobre a posição do Damian Conway sobre a gravação e a publicação da palestra
dele. E aí como fica neste caso ? Ele está expressando e justificando pq ele
não quer que a palestra dele seja 'copiada', o que me dá direito contrário a
vontade do autor.

Solli M. Honório