[SP-pm] Res: Pirataria de Livros, aqui não! [Was: Boas Vindas ao Igor]

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Wed Apr 7 07:12:26 PDT 2010

2010/4/7 Carlos Eduardo Langoni <ce.langoni em gmail.com>:
> O Acesso ao livro é difícil para muitos, principalmente devido aos
> custos, mas também devido ao fato de que pequenas cidades não contam
> com livrarias, ou quando tem não podem ser grande o suficiente para
> atender a todos os assuntos.

Me desculpe a sinceridade, mas isso é papo furado. Se você tem acesso
a internet e é inteligente/bem-informado o suficiente para programar e
obter acesso a cópias de livros online, com certeza você consegue
comprar qualquer ebook com a mesma facilidade, e a amazon entrega
livros de papel (novos e usados por preços mais acessíveis) em
qualquer lugar do mundo.

> Acredito que a venda de publicações feitas com menor qualidade pode
> ser um começo, ou o direito do autor divulgar, disponibilizar e
> comercializar cópias digitais de baixo custo possam ser um começo.
> Quando eu falo que se eu pudesse comprar os livros que eu gosto por R$
> 5,00 (exemplo tah?) em formato digital, eu não iria mais procurar
> cópias ilegais, todo mundo ri de mim.

Ok, vamos colocar em termos práticos. Suponha que você consiga uma
cópia gratuita do camel book, passe 1 ano estudando esse livro, e
depois consiga um emprego para trabalhar com Perl que te pague R$
600,00 por mês (um valor bem abaixo da média) e você fique nesse
emprego por 2 anos. 26 * 600 (incluindo 13º) = R$ 14.400,00. O ebook
do Programming Perl custa R$ 70,15 (cotação USD x BRL de hoje, preço
em http://oreilly.com/catalog/9780596000271/). Agora pare pra se
perguntar qual investimento te dá uma rentabilidade de 14.400,00/70,15
e ainda te fornece um empréstimo consignado (você só precisa pagar
depois de conseguir lucrar). Também se pergunte se é tão difícil assim
juntar R$ 1,00 por final de semana por 71 semanas (aproximadamente 1
ano e 5 meses, menos do que a duração do seu emprego) pra pagar o
livro, e lembre-se que o autor do livro provavelmente passou a mesma
quantidade de tempo escrevendo o livro.
Isso "tudo", você só precisa fazer *se* o livro for proveitoso pra você.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/