[SP-pm] Res: Pirataria de Livros, aqui não! [Was: Boas Vindas ao Igor]

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Wed Apr 7 06:27:46 PDT 2010

2010/4/7 Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com>:
> Portanto, se você quer aprender sobre um assunto, e não tem dinheiro
> para comprar o livro -- copie, sem arrependimento.

Eu concordo com essa visão, o grande problema é que algumas pessoas
usam do argumento ético pra copiar, e depois da cópia, abandonam a
ética. Ética aplicada arbitrariamente não é ética. Acho que se um
livro que você copiou é bom o suficiente para te ajudar a progredir
profissional e/ou financeiramente, o correto, eticamente, seria o
autor do livro receber uma compensação por isso, e não precisa ser,
necessariamente, financeira, mas precisa ser proporcional à qualidade
do material que o autor perdeu tempo para produzir e te fornecer.
Afinal de contas, se produzir material de qualidade deixar de ser
viável, ninguém vai se dispor a perder seu tempo pra fornecer.
Ecossistemas são baseados em simbiose, não parasitismo.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/