[SP-pm] [OT] verificando CPF e o NOME DA PESSOA

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Tue Apr 6 08:16:41 PDT 2010

Fernando escreveu:

> Pessoal, tentei tirar minha dúvida em outras listas de discussões, mas
> não obtive êxito.
>

> Como a minha dúvida é relacionada a programação, vou expor aqui.
>

> Tenho que implantar uma validação online em um formulário, onde o
> sistema só deve aceitar o cadastro se o cpf for realmente daquele nome
> que foi entrado.
>

> Não quero apenas um algoritmo que me diga se o cpf é válido ou não.
> Quero saber se o cpf de fato corresponde ao nome da pessoa que está
> sendo informado.

Minha recomendação é de que você não implemente isto, não existem
serviços disponiveis pelo governo e nem formas seguras de você manter
este tipo de checagem online.

* Desenvolver algo para checar online na receita, quebrando captcha não
é uma forma segura na minha opnião, e nem manter qualquer 'cache' de
informação, você terá a chances de prejudicar alguns usuários pela
qualidade da informação que você terá disposta.

Discuta com o teu chefe ou cliente sobre este problema, que vocês podem
chegar em outras soluções.

Quando um problema não tem uma solução adequada, mude o problema.

Abraço,
-Thiago Rondon