[SP-pm] Problemas para encontrar o arquivo .pm

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Sun Apr 4 08:21:49 PDT 2010

Lucas Moraes wrote:
> Oi gente eu denovo, eu criei uma classe em um arquivo com extensao .pm,
> so que o script naum esta conseguindo localizar esse arquivo que esta na
> mesma pasta, pq isso esta acontecendo? O script eh esse:
[snip]

Bom dia, Lucas, e feliz páscoa.
Primeiro, uma observação menos importante: não existem "classes" em
perl. A gente fala em "package" ou "módulo". Módulos ou packages podem
conter definições de variáveis e métodos para objetos associados (com
bless()) ao pacote ou módulo.

Sem olhar para o código: se o seu script não encontra o módulo, é porque
o diretório onde ele está contido não está no @INC. Para incluir um
diretório no @INC, você tem algumas opções:

1. Recompile o seu Perl, e inclua o diretório desejado durante o estágio
de configuração da compilação.

2. Incluia o diretório dinamicamente usando "-I" (é um i maiúsculo) na
linha de comando;

3. Inclua o diretório dinamicamente usando "-I" no shebang;

4. Inclua o diretório dinamicamente usando o pragma "base": "use base
'/caminho/para/diretorio/';" no seu script.

Alternativamente, você pode simplesmente mover o seu módulo para um dos
diretórios registrados no @INC. Para saber quais diretórios estão
registrados no @INC, use "perl -le 'print qq{@INC}'".

> fiz essa classe para facilitar o uso do template, talvez tenha algum
> erro no script que eu naum estou vendo, Obrigado.

Se há erros, o Perl vai reclamar deles explícitamente. Eu não olhei para
o seu código e não saberia dizer se há algo errado.

Putamplexos.
--
Luis Motta Campos is a DBA,