[SP-pm] Vagas para Perl Jobs no exterior x no Brasil

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Thu Apr 1 15:05:01 PDT 2010

Nilson Santos Figueiredo Jr. wrote:
> Me desculpem se eu estou ofendendo alguém (tem gente que se sente
> ofendida quando escuta falando que sua instituição de ensino é ruim),
> mas um curso de Ciencia da Computação que ensina "como fazer isso no
> Windows e apenas no Windows" é muito ruim. A minha opinião pessoal é
> que um curso superior que tenha matérias cujo objetivo seja ensinar
> uma linguagem específica já é ruim, seja Java, C# ou Perl.

Meus dois centavos sobre isso: linguagem de programação deveria ser
cobrada, não ensinada. Foi assim que eu descobri (do jeito mais duro)
que linguagem de programação está para o programador como o martelo e o
formão estão para o carpinteiro: nunca vi um carpinteiro que tivesse
feito curso de martelo, mas não soubesse usar formão... :)

> Em boas universidades o que acontece é que você tem aula, por exemplo,
> de algoritmos e estruturas de dados e com isso tem de usar alguma
> linguagem. O professor costuma restringir a escolha de linguagens ou
> até mesmo permitir apenas uma linguagem, mas em nenhum momento a aula
> é uma "aula de Java". Ele ensina os algoritmos e no máximo alguma
> direção básica se for no 1o período (como compilar um programa,
> sintaxe básica, etc), por exemplo, porque tem gente que não sabe nada
> de programação quando entra na universidade. Você que se vire daí pra
> frente.

A primeira linguagem de programação deveria ser ensinada, e deveria ser
algo que fosse certamente descartável. Pascal é a minha opção de
primeira linguagem até hoje, por que certamente vai ser descartada. E eu
repito: linguagem de programação deveria ser cobrada, não ensinada.

> Uma instituição de ensino onde quem manda são os alunos tem problemas.

De acordo.

[snip]
> Todo o progresso que você vai ter que fazer, vai ser por mérito
> próprio - sua instituição de ensino vai só carimbar o seu pedaço de
> papel no final. Aprender de verdade é com você e *só* com você.

Já me disseram muitas vezes, e cada vez que eu repito soa mais
apropriado: é o aluno quem faz a faculdade, não o contrário.

> Eu tenho uma impressão de que aí em SP a qualidade da instuição de
> ensino é muito pouco valorizada. Aqui em BH, um profissional formado,
> por exemplo, pela UFMG é bem mais reconhecido pelo mercado em geral.

Isso é uma impressão falsa. Ter USP ou Unicamp no CV faz diferença sim.

Putamplexos
--
Luis Motta Campos is a DBA,