[SP-pm] Vagas para Perl Jobs no exterior x no Brasil

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Tue Mar 30 09:10:40 PDT 2010

2010/3/30 Thiago Glauco Sanchez <thiago at nerdsland.net>:
>   Esse consumismo universitario é verdadeiro. E o consumismo tecnológico
> também. E enquanto a grande maioria for assim seremos importadores de
> tecnologia. As pessoas querem uma melhora imediata e as faculdades viraram
> um "consórcio de diploma". Pague e seja contemplado. Existe também um certo
> preconceito com os cursos de Tecnologia e técnicos. Esses sim devem ser
> pontuais. Mas um "Cientista da Computação" não deve ter aulas de "como fazer
> isso no Windows e apenas no Windows" e sim "Por que os sistemas operacionais
> tem essa funcionalidade".

Olha, o problema mesmo é essa quantidade de universidade pipocando a
cada esquina. Em nenhuma universidade de qualidade existe esse tipo de
coisa.

Me desculpem se eu estou ofendendo alguém (tem gente que se sente
ofendida quando escuta falando que sua instituição de ensino é ruim),
mas um curso de Ciencia da Computação que ensina "como fazer isso no
Windows e apenas no Windows" é muito ruim. A minha opinião pessoal é
que um curso superior que tenha matérias cujo objetivo seja ensinar
uma linguagem específica já é ruim, seja Java, C# ou Perl.

Em boas universidades o que acontece é que você tem aula, por exemplo,
de algoritmos e estruturas de dados e com isso tem de usar alguma
linguagem. O professor costuma restringir a escolha de linguagens ou
até mesmo permitir apenas uma linguagem, mas em nenhum momento a aula
é uma "aula de Java". Ele ensina os algoritmos e no máximo alguma
direção básica se for no 1o período (como compilar um programa,
sintaxe básica, etc), por exemplo, porque tem gente que não sabe nada
de programação quando entra na universidade. Você que se vire daí pra
frente.

Uma instituição de ensino onde quem manda são os alunos tem problemas.
Se levar em conta que esses alunos provavelmente não são os melhores
alunos pois, caso contrário, provavelmente teriam entrado em uma
instuição de melhor qualidade, o problema fica muito mais grave.

Por isso, vai a dica: se você se encontra numa situação dessas, não
desanime, mas tenha noção que vai ser preciso que se esforce muito.
Todo o progresso que você vai ter que fazer, vai ser por mérito
próprio - sua instituição de ensino vai só carimbar o seu pedaço de
papel no final. Aprender de verdade é com você e *só* com você.

Eu tenho uma impressão de que aí em SP a qualidade da instuição de
ensino é muito pouco valorizada. Aqui em BH, um profissional formado,
por exemplo, pela UFMG é bem mais reconhecido pelo mercado em geral.
Talvez seja pelo marketing forte da miríade de instituições de ensino
particulares que existem por aí. Por aqui, só a PUC tem algum peso
influenciável mesmo na área de exatas.

-Nilson