[SP-pm] Vagas para Perl Jobs no exterior x no Brasil

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Tue Mar 30 01:40:25 PDT 2010

>  Na verdade são dois principais fatores.
>
>  1. Os alunos *exigem* VB (com asteriscos mm)
>  Eu já dei aula em particulares, e sei que qdo a faculdade não aborda
> um assunto da moda os alunos caem de pau e exigem.
>  Na verdade oq acontece é que algum aluno que tem influencia sobre os
> demais descobre uma buzword e aí convence todos os outros que é
> essencial.

Eu já tive a oportunidade de dar aulas em faculdades, e investi um bom
tempo explicando os conceitos fundamentais de software livre. Alguns
textos essenciais:

* http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html
* http://www.gnu.org/philosophy/why-free.pt-br.html
* http://www.gnu.org/philosophy/selling.pt-br.html

Outro texto fundamental é o Hacker How-To, de Eric Raymond:

* http://www.linux.ime.usp.br/~rcaetano/docs/hacker-howto-pt.html

Leve estes textos para a sala de aula, e invista algum tempo para que
seus alunos vejam que existe vida além da Microsoft. Eles te
agradecerão por isso.

>  2. A MS faz acordos de licenciamento para VB, VisualStudio e ou tras
> suites (inclusive MS Office).
>  E a faculdade particular quer mais é dinheiro (salvo exceções).

Se a Microsoft oferece descontos no Office para que faculdades adotem
o Visual Studio, esse é o típico comportamento monopolista que pode
gerar uma acão anti-truste.

Pena que o CADE, no Brasil, não se preocupa com isso. :(