[SP-pm] Boas Vindas ao Flavio Lopes

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Sun Mar 21 01:06:37 PDT 2010

Daniel de Oliveira Mantovani wrote:

> Na verdade é impossível responder sua pergunta porque ela não é
> verdadeira.

Como é? Tudo bem chamar uma pergunta de "mentirosa", Mantovani. Este
conceito, eu até consigo entender. Mas como é que você não pode
responder uma pergunta por que ela "não é verdadeira"?

A pergunta é clara, mas demonstra um desconhecimento das aplicações
comerciais e não-comerciais da linguagem.

Flávio, Perl não é absolutamente uma linguagem da moda. Isso implica que
a gente tem menos exposição na mídia e mais gente acha que a linguagem é
complicada, dificil de usar, "parece que um gato andou no teclado" e
outras coisas parecidas. Isso não quer dizer que a linguagem seja pouco
utilizada. Se você conhece nem que seja só um pouco de linux, deve saber
que virtualmente todos os programas de gerenciamento de pacotes de todas
as distribuições (e isso inclui RHEL, até onde eu estou informado) usam
Perl como linguagem base.

> Perl é largamente utilizado no desenvolvimento de
> aplicações. Qualquer unix-like ou quase todos já vem com Perl por
> default, ao contrário de Java ou PHP.

Ponto para o Mantovani.

> Perl tem o maior repositório de código reutilizavel do mundo, e uma
> cultura extremamente forte em testes. Os testes garantem
> portabilidade.

Não, Mantovani. Os testes garantem que você não introduziu falhas óbivas
nos sistemas cobertos. É muito mais uma questão de sanidade mental
(pegar incompatibilidades entre bibliotecas e coisas parecidas) do que
uma questão de portabilidade.

A portabilide de Perl vem do fato que ela usa uma estratégia parecida
com a do Java para funcionar: o compilador interpreta byte-codes gerados
em tempo de compilação para executar o programa. A diferença mais
importante entre Perl e Java, em termos de arquitetura de /run-time/, é
que Java, por causa das restrições de sintaxe e tipagem, consegue
compilar e armazenar /byte-codes/ em disco como se fosse um programa
executável (os chamados arquivos ".class"). Perl, por ser uma linguagem
dinâmica (i.e., implementa "eval") não pode fazer a mesma coisa com a
mesma facilidade.

[snip]

> Você está enganado tem livros de 2010 que falam sobre Perl:
> http://www.amazon.com/Effective-Perl-Programming-Idiomatic-Development/dp/0321496949/ref=sr_1_14?ie=UTF8&s=books&qid=1269142397&sr=1-14
>
> Nós usamos muito mais o perldoc do que outra coisa, e eu posso
> garantir que o nosso perldoc está mais atualizado que qualquer livro
> de outra linguagem ;)

O Mantovani está certo sobre a doucmentação estar atualizada e
bem-mantida. Depois que você souber onde procurar, não vai mais querer
usar um livro para aprender a linguagem.

Mas, no começo, mesmo um "clássico" de 2000/2002 é bom o bastante. Perl
mudou nestes últimos anos, mas ainda continua essencialmente com o mesmo
espírito.

Seja bem vindo à nossa lista, e sucesso nos seus projetos.
Putamplexos
--
Luis Motta Campos is a DBA,