[SP-pm] Boas Vindas ao Flavio Lopes

Daniel de Oliveira Mantovani daniel.oliveira.mantovani at gmail.com
Sat Mar 20 20:36:00 PDT 2010

2010/3/21 "Flávio R. Lopes" <flavio.lopes em links.inf.br>:
> [...]
> deixar a paixão que vocês têm por Perl de lado e me dissessem se Perl
> realmente me atenderá em se tratando de desenvolvimento de aplicações
> comerciais para Web.
> Muitos dizem que Perl está morrendo!
> Apesar de eu ter lido muita coisa ao contrário, mas, como não manjo nada me
> pergunto: "Será que realmente devo aprender Perl ou outra linguagem, tipo
> Java que dizem ser a "bam-bam-bam" do momento ???
>
> Pergunto tb a vocês:
> 1) Porque Perl é tão pouco utilizada para desenvolvimento de aplicações ???,

Na verdade é impossível responder sua pergunta porque ela não é
verdadeira. Perl é largamente utilizado no desenvolvimento de
aplicações. Qualquer unix-like ou quase todos já vem com Perl por
default, ao contrário de Java ou PHP.

Perl tem o maior repositório de código reutilizavel do mundo, e uma
cultura extremamente forte em testes. Os testes garantem
portabilidade. A pouco tivemos um evento chamado "equinócio" o tema
foi Desenvolvimento Web, da uma lida, que você vai entender o quão
moderno Perl é.
http://sao-paulo.pm.org/equinocio/2010

> diferentemente por exemplo de PHP e Java ???
> 2) Porque tem tantos materiais e livros (não sei de boa qualidade) das
> outras linguagens de programação em PortuguÊs e não de Perl ?...aliás, os
> bons materiais que vocês me indicaram são de 2000/2001 ???, ou seja, porque
> não existem publicações mais novas, mesmo que seja em inglÊs de Perl ???

Você está enganado tem livros de 2010 que falam sobre Perl:
http://www.amazon.com/Effective-Perl-Programming-Idiomatic-Development/dp/0321496949/ref=sr_1_14?ie=UTF8&s=books&qid=1269142397&sr=1-14

Nós usamos muito mais o perldoc do que outra coisa, e eu posso
garantir que o nosso perldoc está mais atualizado que qualquer livro
de outra linguagem ;)

> Bom pessoal, acho que é isso!
> Por favor tenham paciência comigo e um grande abraço a todos!
>
> Abraço,
> Flávio

"If you’ve never written anything thoughtful, then you’ve never had
any difficult, important, or interesting thoughts. That’s the secret:
people who don’t write, are people who don’t think."