[SP-pm] Boas Vindas ao Flavio Lopes

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Sat Mar 20 20:04:12 PDT 2010

Opa!....e aí Otávio!

Que mal educado sou eu heim!!...rsrsrs!

Vamos lá....
Pessoal, sou Flávio R. Lopes, moro em Matão/SP e trabalho com
consultoria em Redes Linux e Windows.
Atuo na área há uns 6 anos e trabalho/uso Linux há pelo menos uns 10
anos, ou seja, sou um apaixonado por Linux desde meu primeiro contato
com ele!!

Gosto do Slackware Linux para Servidores e para Desktop tenho usado o
Ubuntu e Debian

Tenho bons conhecimentos em Shell Script, SED, AWK dentre "otras
cositas" que tem me ajudado muito a administrar meus servidores.
Mas, como sou um verdadeiro inquieto, e gostar de novos desafios, notei
que está me faltando aprender uma linguagem de programação, pois muitas
das minhas necessidades administrativas em meus servidores caberiam
melhor que "um simples" Shell Script por exemplo.
E não é só isso, futuramente pretendo desenvolver aplicações Web (tipo
aplicações comerciais, como ERP's, etc). É aí que entra a Perl ! (pelo
menos eu acho!!)

Não sei se pela minha familiaridade com scripts shell, mas pelo que
estudei até agora de Perl, está me parecendo, pelo menos pra mim, bem
mais fácil de entender e assimilar do que outras linguagens que vi, tipo
Java. (será que pela orientação a objeto???)

Em resumo, pelo que senti até agora, parece que Perl é realmente pra
mim!...para minhas necessidades, principamente as imediatas tais como
administrador Redes e Servidores Linux.

E aproveitando a deixa, gostaria da opinião sincera de todos vocês,
tentando deixar a paixão que vocês têm por Perl de lado e me dissessem
se Perl realmente me atenderá em se tratando de desenvolvimento de
aplicações comerciais para Web.
Muitos dizem que Perl está morrendo!
Apesar de eu ter lido muita coisa ao contrário, mas, como não manjo nada
me pergunto: "Será que realmente devo aprender Perl ou outra linguagem,
tipo Java que dizem ser a "bam-bam-bam" do momento ???

Pergunto tb a vocês:
1) Porque Perl é tão pouco utilizada para desenvolvimento de aplicações
???, diferentemente por exemplo de PHP e Java ???
2) Porque tem tantos materiais e livros (não sei de boa qualidade) das
outras linguagens de programação em PortuguÊs e não de Perl ?...aliás,
os bons materiais que vocês me indicaram são de 2000/2001 ???, ou seja,
porque não existem publicações mais novas, mesmo que seja em inglÊs de
Perl ???

Bom pessoal, acho que é isso!
Por favor tenham paciência comigo e um grande abraço a todos!

Abraço,
Flávio