[SP-pm] Sugestão de livros

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Fri Mar 19 10:35:05 PDT 2010

Oi, Flávio.

Seja muito bem-vindo à nossa lista de discussão.

Flávio R. Lopes wrote:
> [...]
> com servidores Linux já há alguns anos e trabalho (razoavelmente bem)
>  com Shell Scripts. Mas, nada como uma linguagem de programação, e
> pelo que sinto das minhas necessidades imediatas e também das futuras
>  (pois pretendo desenvolver aplicativos para Web), Perl parece me
> atender muito bem!...aliás, andei dando uma fuçada nestes últimos
> dias em Perl e me parece que me identifiquei muito com ela, coisa que
>  não aconteceu (pelo menos de inínio), por exemplo com Java...
> linguagem "bola da vez" atualmente (pelo menos foi o q andei lendo

Que coincidência, eu sou um iniciante em Perl também... faz já uns 12
anos. ;)

> Bom...vamos lá...
>
> Estive pesquisando por aí e vi 2 livros que me interessei.
>
> - Perl Como Programar (dos irmãos Deitel) - Programação Perl (Jon
> Orwant , Larry Wall , Tom Christiansen), da editora Campus (este aqui
>  me pareceu bom!)

Não! Não! Não! Peloamordedeus, não compra esse livro, não olha para ele,
e não usa para nada! Este é provavelmente o livro mais imprestável que
existe sobre a linguagem.

> Destes livros, qual deles vcs me aconselhariam? Ou nenhum
> deles???..rsrsrsr!....eles não estão defasados?...pois a data de
> publicação deles é 2001/2002.
>
> Consegui baixar o "Learning-Perl-5th-Edition" de Randal Schwartz...o
> que vcs me falam deste livro? ...tb ouvi falar muito bem deste!

O Randal é uma bicha metida (*), mas o livro é uma introdução suave e
razoável. Eu recomendo que você abuse do pessoal daqui da lista, e se
familiarize com o CPAN (search.cpan.org) rapidinho.

> PS: Dou preferência para livros em Português, mas se tiver algo
> melhor em inglês não tem problema!

Flávio, é o contrário. Você precisa dar preferência para o bom material
em inglês. O material em Português é geralmente desatualizado e perde
com a tradução (geralmente sem apoio de um revisor técnico) que as
editoras Brazileiras geralmente publicam.

Quanto a programar para a web: o pessoal da lista vai te indicar o
calendário do Equinócio e o Catalyst, em dois minutos. :) Eu não
programo para a web, e é tudo mais complicado para mim nesta área.

Você fez, na minha opinião enviesada, uma ótima escolha de linguagem. ;)

Seja mais uma vez muito bem-vindo, e até breve!

Putamplexos!
--
Luis Motta Campos is a DBA,