[SP-pm] Net::Ping::External Win/Unix

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Thu Mar 11 09:48:17 PST 2010

Esdras,

No seu lugar, eu continuaria a implementar o conceito de rotas, mas eu
faria isso com foco no serviço (ou serviços) em específico. Por
exemplo, se o seu problema é uma aplicação Web, eu faria uma conexão
HTTP com o servidor das máquinas em questão (fica subentendido que
este é apenas o conceito básico, podendo incluir mais testes ou
regras), e faria a rota conforme a resposta do serviço.

Porem, você pode escrever uma aplicação Perl para fazer isso, ou, você
pode usar coisas já prontas, livres e exaustivamente testadas, como
por exemplo o Linux LVS (http://www.linuxvirtualserver.org/), Pen
(http://siag.nu/pen/) ou FreeBSD CARP
(http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/carp.html).
Dentre as opções, a minha maior experiência é com o LVS, aqui na
empresa usamos vários LVSs com Heartbeat
(http://www.linuxvirtualserver.org/docs/ha/heartbeat_ldirectord.html).

um abraço,

--
Otávio Fernandes <otaviof at gmail.com>