[SP-pm] Agradecimento (Diogo Capucci)

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Tue Feb 2 08:40:23 PST 2010

Aposto uma cerveja que foi programador Java que falou mal... mas não
importa.

Tem uma introdução bacana à orientação a objetos em Perl aqui:

http://www.perl.org.br/Perldoc/V500807/Perlboot

ou, se você não se importar com inglês, e estiver usando alguma plataforma
Unix, use o comando perldoc perlboot, ou ainda

http://perldoc.perl.org/perlboot

Se você não está familiarizado com estruturas de dados, é legal ler isso
aqui:

http://perldoc.perl.org/perlref.html
http://perldoc.perl.org/perlsyn.html
e o máximo de documentação q vc puder ler...

Depois disso produza códigos, e nos traga dúvidas.

Depois de bem familiarizado , você pode olhar o módulo Moose.

http://www.iinteractive.com/moose/

Sobre a minha opinião pessoal sobre orientação a objetos em Perl,
simplesmente é que ele facilita demais a minha vida, principalmente quando
uso Moose, porque diferentemente das linguagens tradicionais, não há tanta
'burocracia' para se criar coisas. A burocracia quem cuida para mim é o
próprio Moose. Mas antes de usar Moose, recomendo fortemente experimentar a
orientação a objetos  perl 'tradicional', que está descrito nos links e
documentação que comentei anteriormente.

Fazendo isso, teoricamente você tem uma melhor chance de compreender melhor
como funcionam as estruturas de dados, como referenciar coisas dentro dessas
estruturas, como iterá-las, e também como encapsular tudo isso dentro do
seus objetos em Perl, ou seja, o básico. Uma vez feito isso, recomendo que
então dê uma olhada no Moose.

Divirta-se!

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl