[SP-pm] Printer.pm - aberto a comentários.

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Fri Jan 29 06:40:02 PST 2010

Fernando Oliveira escreveu:
> Uma boa solução p/ isso seria usar tab e cada um configura o editor p/
> usar o equivalente p/ qtos espaços quiser! :P

Fernando, Andre e pessoal,

Tabs foram criados para serem 8 espaços "agrupados", ou seja o nosso
"\t", e não espaços singulares.

Eu prefiro utilizar os tabs como o Andre disse, pelo simples fato de não
acreditar que códigos com mais de 3 niveis de identação sejam bons,
foram raros os casos que encontrei isto, e utilizar os tabs (\t)
principalmente no começo de cada linha é a maneira de utilizar ele (como
seria bom se todos os espaços no começo das linhas de código fossem \t
....), e cada um deveria configurar os espaços agrupados para
representar o \t.

Mas, eu sei da existência e CONCORDO que é "esperto" haver um padrão
dentro das comunidades, como no Perl e Python utilizarem "4 espaços
singulares" e no Ruby "2 espaços singulares", isto tem muito haver com
"sugarsyntax" de cada linguagem.

A existencia de normas sobre boas práticas é fundamental para a
padronização da linguagem, facilidade de entendimento e aprendizado,
utilizando boas maneiras você facilita a curva de aprendizado da
tecnologia ou linguagem dentro do seu grupo ou empresa.

Por isto, meu conselho é concordar com as boas práticas utilizadas pela
comunidade, pois a padronização neste caso é mais importante do que meu
gosto pessoal sobre a utilização de tabs.

Abs,
-Thiago Rondon