[SP-pm] Queria por em discussao um assunto

Domingo Maio 25 06:59:51 PDT 2008

Daniel de Oliveira Mantovani wrote:
> Não sei inglês, o perl doc é em ingles, mais o caso não é esse eu to
>  lend o livro do perl

Bom, eu vejo dois casos: (1) se você se interessa por computação,
precisa aprender inglês. E a língua franca neste ramo de atividade e vai
facilitar muito a sua vida; (2) se você chegou até aqui sem ter os
conceitos de verdadeiro e falso, e sem saber o mínimo essencial de
álgebra booleana, alguma coisa está errada. Volte para o começo do livro
e reveja esta parte.

> (...) o !$pri signicia unde (falso)f dai o $pri se se torna 1, dai
> nao é mais unde(é verdadeio)f, pode se ler assim nao pode ? se alguem
> pudesse explicar essa parte de verdaeiro e falso, acho que to
> interpretando tudo errado porque eu to usando "enquanto", 'até", de
> vez verdadeiro, falso.

OK, eu estou bonzinho hoje, e vou ajudar.

Em perl, existem poucas formas de dizer "falso":

   * 0 (Zero) é falso;
   * '' (string vazia) é falso;
   * O resultado de undef() é falso;
   * A lista vazia (representada literalmente no código por um conjunto
de abre-e-fecha parentesis '()') é falso.

   Todos os demais valores são verdadeiros, não importa o que sejam.

   Agora, sua dúvida sobre o operador booleano de negação: O Operador
Negação toma um único valor (colocado à sua direita), e inverte o seu
significado booleano: se era falso vira verdadeiro e vice-versa. Lê-se
"não", escreve-se '!'. Exemplo:

   0  # isto é falso (zero é falso)
   1  # isto é verdadeiro (não pertence à lista acima, é verdadeiro)
   'falso' # isto é verdadeiro (não pertence à lista acima)
   !0 # isto é verdadeiro
   !1 # isto é falso
   !'falso' # isto é falso (porque?)

Para conhecer os outros operadores, e para compreender mais sobre como
fazer cálculos com álgebra booleana, veja

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_verdade

Programar computadores é uma ciência exata, difícil de aprender e ainda
mais complicada de dominar. Seja paciente, aprenda inglês e continue lendo.

Boa sorte.
Putamplexos.