[SP-pm] UMA DUVIDA?

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quarta Maio 30 04:33:02 PDT 2007

On May 30, 2007, at 8:36 AM, Luis Motta Campos wrote:

>   #!/usr/bin/perl
>    use warnings;     # IMPORTANTE: ajuda para novatos.
>    use strict;       # MAIS IMPORTANTE: sanidade mental para todas as
> idades.
>    use Data::Dumper; # Para imprimir os dados sem muito trabalho
>    use DBI;          # Indispensável para acessar bases de dados ;-)
>
>    # Esta linha REQUER que você tenha instalado com sucesso o módulo
> DBD::Oracle.

Como estamos falando para um iniciante em Perl, vale lembrar: para
instalar um módulo, digite o comando como root:

	# cpan

Eu costumo responder "não", quando ele me pergunta se eu estou pronto
para a instalação manual, aceitando a configuração default.

Em seguida você pode instalar os módulos que desejar, usando:

	cpan> install Module::Name

Eu costumo começar instalando o Bundle::CPAN, que é uma atualização
do CPAN envolvendo inúmeros pacotes:

	cpan> install Bundle::CPAN

Isso vai tomar alguns minutos, mas vai melhorar o CPAN em diversos
aspectos.

[]s

Nelson