[SP-pm] CGI

Quinta Abril 26 10:28:25 PDT 2007

On Apr 26, 2007, at 4:47 PM, André Toledo wrote:
> Eu não gostaria de discutir os porques, apenas os meios de fazer algo.
>
> A discussão surgiu porque alguém disse que não gosta de CGI e que não
> era pra eu cair em tentação de usa-los, então eu falei que vou
> trabalhar em um sistema PRONTO que já tem alguns, agora eu sou culpado
> por todas as falhas de segurança do mundo!?

  Não reclama. ;-) Adotou a "criança", agora limpa a bundinha dela.

> Não me entendam mal, se possível eu não gostaria de discutir os
> projetos, somente os meios de chegar ao resultado que espero, não
> preciso de nada mastigadinho, mas apenas algumas dicas de por onde
> seguir.

   Este é o espírito. Mas de vez em quando discutir o projeto faz
parte do caminho para chegar na solução. Ninguém aqui vai te obrigar
a fazer nada, mas, se você quer a nossa ajuda, tem de assumir o
compromisso de abrir parte da sua informação. Não sendo as senhas da
base de dados, nem os trechos de código que tem lógica de negócio da
empresa, eu tenho bastante confiança que você pode revelar informação
aqui sem problemas para você ou para a sua empresa.

   Outra alternativa é maquiar a informação, trocando uniforme e
consistentemente os dados verdadeiros por "placeholders" para que a
gente consiga rastrear os "tokens" de informação sem necessáriamente
conhecer o significado deles, mas sem perder a estrutura (que é onde
a gente pode ajudar, normalmente).

> Estou pesquisando o sobre o JSON, achei muito legal e foi uma tremenda
> de uma dica, estou pesquisando também sobre o template-toolkit, mais
> uma boa ferramenta...
>
> Estou lendo um livro sobre AJAX com PHP (não achei nenhum com perl), o
> php já sabia que eu ia jogar fora, não sabia da existência de
> alternativas para o XML, mas estou achando muito bom.

   Me dêem licensa que eu vou ali vomitar... ;-)
   Se o seu inglês for mais ou menos, dá uma sapeada pela web, que
você vai encontrar muitas coisas interessantes...

> Só a titulo de informação, o sistema ja existe, ou eu continuo
> deixando ele rodando CGI em C que gospe html ou mudo as coisas, a
> ídeia de administrar um SO via interface web não é a melhor do mundo,
> eu sei, mas é o que eu preciso fazer, então acho melhor fazer bem
> feito para não ter maiores problemas.
>
> Desculpa se estou sendo chato, mas realmente não tenho opção, é um
> trabalho que tenho que fazer.

   Ninguém desculpa a sua chatisse ;-) mas a gente aguenta ela, em
troca de umas cervejas.

   "Gospe" é dureza. Escreve direito, muleque! ;-)

   Se você consegue criar consciência nas pessoas de que a idéia de
gerir um servidor por uma "interface web" é porca, já é meio caminho
andado.

   Se, além disso, a gestão da empresa concordar em trocar a
interface por uma coisa mais moderna e desenvolvida com tecnologias e
conceitos progressistas é bom sinal: quer dizer que eles sabem que a
coisa está feia, e querem resolver ;-)

   Putamplexos!