[SP-pm] Otávio: NÃO USE PERL NEM OPEN-SOURCE! [Was: Boas Vindas ao Otávio Fernandes]

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Abril 18 04:54:48 PDT 2007

On 4/18/07, Otávio Fernandes <otaviof em gmail.com> wrote:
> Eden, a tradução de um programa Perl pra C é um pouco complexa, já que
> com poucas instruções em Perl equivalem a muitas funções em C, e o
> maior motivo da utilização de Perl é a produtividade ... então, se for
> pra sentir a praticidade de perl e  ter que voltar pra C depois é
> difícil :-)

Sinto muito mas tenho que discordar, eu já fiz isso algumas vezes,
traduzir Perl para C pode ser trabalhoso mas não é complexo. A etapa
mais complexa no desenvolvimento de um sistema de software é a
elaboração de uma boa arquitetura e resolver detalhes de implementação
dos requisitos. Fazer isso em meio à complexidade que C te obriga a
manipular aumenta a complicação em pelo menos uma ordem de grandeza.
Quando você tiver uma boa especificação da sua solução, codificar em
qualquer linguagem vai se tornar trivial.
Escrever o programa duas vezes pode parecer muito mais trabalhoso,
mas, de qualquer forma, se você quiser um produto final de boa
qualidade, vai precisar de um protótipo, como uma vez disse Fred
Brooks: "Plan to throw one away".

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia