[SP-pm] Compilados ou Interpretados, mas sempre programas... [Was: Boas Vindas ao Otávio Fernandes]

Igor Sutton Lopes igor.sutton em gmail.com
Quarta Abril 18 04:35:16 PDT 2007

> Sim, me ajudou a refletir sobre o assunto e pensar ... quais os
> conhecimentos agregados e necessários que uma pessoa precisaria para
> voltar ao fonte um script empacotado com a PAR ? Será que não chega a
> um nível de segurança aceitável ? Já que todos os programas são
> passíveis de engenharia reversa.

Você disse a palavra certa: "empacotado". Se prá você empacotar um
software serve, pode usar o PAR. Mas lembre-se que o problema que
você quer resolver é disponibilizar ou não seu código fonte.

Respondendo à sua pergunta (perldoc PAR):

        This module lets you use special zip files, called Perl
Archives, as
        libraries from which Perl modules can be loaded.

Acredito que seja apenas tanto quanto usar file e unzip para
descompactá-lo e ter acesso :-)

Tira-me uma dúvida: qual é a finalidade da aplicação que você
desenvolve? Será que terá tanta gente assim querendo copiar e roubar
o seu precioso código? Existe segredo industrial, matemática complexa
ou alguma tecnologia alienígena que alguém não possa ver e/ou entender?

Boa sorte :-)

--
Igor Sutton
igor.sutton em gmail.com