[SP-pm] A Idade da Pedra do Empresariado Paulistano [Was: Catalyst, alguém?]

Quarta Abril 18 01:33:47 PDT 2007

On Apr 17, 2007, at 4:51 PM, Solli Honorio wrote:
> On 4/17/07, Luis Motta Campos wrote:
>    Onde está o líder desta baiúca? ;-)
>
> Garantindo os wiskeys das criancinhas ;) ... e estudando muito,
> muito mesmo, pode acreditar. Mas voltando ao assunto, não
> conseguimos nem criar um 'Encontro técnico' decente. No último
> tivemos mais palestrantes do que platéia.  Aí meu caro, entre ficar
> o sábado lendo as dezenas de livros e artigos para o meu mestrado,
> ou preparar um evento para 2 pessoas, o quê o senhor me recomenda.

   Recomendo fortemente que termine o mestrado e receba seu título
com honra e distinção. ;-)

> Independe da questão acima, o Lorn e eu conversamos a respeito do
> assunto, mas a época não tínhamos pessoal confortável o suficiente
> com o Catalyst, o Lorn tinha acabado de fazer sua segunda palestra
> na vida e até onde eu sei é o única em Sampa habilitado para
> responder as nossas dúvidas, tem alguém mais ?

   De qualquer forma, o ponto principal aqui é o seguinte: por melhor
que o treco seja, as empresas ainda estão na Idade da Pedra, fazendo
CGIs com milhões de print()s, e ninguém de gestão enxerga que a gente
precisa do salto tecnológico para tornar o desenvolvimento e o uso de
aplicações uma coisa racional, organizada, e sã.

   Por que o Empresariado Paulistano ainda se encontra na Idade da
Pedra, eu defendo que não devemos falar ou ensinar Catalyst: nós
precisamos aprender administrês o bastante para mostrar para esta
cambada de mortos-vivos que se acham os "bons da bola" que eles tem
muito o que aprender, e que desenvolvimento de software é um Dreno de
Dinheiro tamanho-família, capaz de engolir orçamentos multi-
milionários, nas mãos das pessoas que não sabem mexer com isso.

   E não acho que o grupo tenha, neste momento, peso o bastante para
atrair gestoeres para palestras. Mas a gente pode começar a conversar
sobre isto na lista, a advogar a favor de boas práticas de gestão
também na indústria da engenharia de software, e obter, a médio
prazo, informação o bastante para montar uma seção "convença o seu
gestor de que ele precisa de um engenheiro de software" e, na mesma
linha "convença seu gestor de que ele precisa de perl" e "convença
seu gestor de que ele precisa de Catalyst ao invés de CGI".

   O que vocês acham?
   Putamplexos!