[SP-pm] Res: Res: Benchmark & Catalys

Eduardo Verissimo everissimo em yahoo.com
Quarta Janeiro 31 05:31:41 PST 2007

Senhor Solli,

era o tipo de resposta que eu estava esperando ouvir.

Acho que já existe um modelo em que se basear: aquela aplicação Pet Shop que é usada pra demonstrar uma aplicação feita na linguagem. Abaixo tem alguns links que falam sobre, em .NET e em Java.

http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=395
http://java.sun.com/blueprints/guidelines/designing_enterprise_applications_2e/sample-app/sample-app1.3.1a3.html

Desde que seja bem definido - layout, informações exibidas - creio que não temos problema algum em elaborar algo que possa ser até mais útil que essa pet shop fictícia.

O que acham?

Abraços!

Eduardo Veríssimo

----- Mensagem original ----
De: Solli Honorio <shonorio em gmail.com>
Para: saopaulo-pm em mail.pm.org; Cascavel Perl Mongers <cascavel-pm em pm.org>
Enviadas: Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2007 10:05:09
Assunto: Re: [SP-pm] Res: Benchmark & Catalys

Isto me faz pensar em outra coisa... pq não criarmos um benchmark ? Poderiamos criar um escopo de aplicação, tipo uma video locadora ou um site de apliação em ações, e lançar o desafio para as comunidades Perl, PHP, Phython e Java no Brasil.

O Lorn já comentou que o pessoal do catalyst não gosta muito deste tipo de coisa, e se este for o pensamento do pessoal do Brasil, tudo bem, morre aqui, mas se não for poderiamos criar um documento com este benchmark.

Defeniriamos uma aplicação mais complexas, com elementos de autenticação, acesso a banco de dados e outros tipos de persistência. Definiriamos os itens a serem considerados, além da performance, cada qual com o seu peso.

Frederico, será que existe alguma possibilidade da IBM emprestar alguns servidores para realizarmos um benchmark deste tipo ? E ainda mais que a IBM tem muita experiência em assuntos de teste.

O que vocês acham ?

On 1/31/07, Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com> wrote:
Eduardo Verissimo wrote:
> Pena que todos esses argumentos não servem de muita coisa, afinal de
> contas, nequela situação, o Catalyst perdeu para o outro framework de
> que não me recordo muito bem.

Se você olhar bem, ele não "perdeu"... mostrou-se extremamente robusto,
mesmo não otimizado para velocidade.

> O que eu quero saber, que pode fazer a diferença é: Catalyst pode ser
> otimizado para essa situação simples? Ele pode ganhar mais

> velocidade? Como posso fazer para evitar que ele consuma toda a carga
> do processador?

Eu começaria por trocar o Template::Tolkit.

Veja bem, eu uso o Template::Toolkit num site com mais de 60 milhões de

acessos por mês (houve um crescimento de 20% no último mês :)), sem
qualquer problema de performance. No entanto, se o único objetivo fosse
otimizar a velocidade para vencer num benchmark, eu certamente deixaria

de usá-lo.

Mas o mundo real é muito mais complexo do que isso: existem muito mais
variáveis do que um simples "Hello World!" é capaz de avaliar.

[]s

Nelson

--
Nelson Corrêa de Toledo Ferraz

Free Software Foundation Associate Member #3203
Sociedade Perl do Brasil (www.perl.org.br)
Rede Livre de Compartilhamento de Cultura Digital