[SP-pm] [cpan - o retorno]

Quinta Janeiro 25 00:02:11 PST 2007

On Jan 24, 2007, at 8:33 PM, André Garcia Carneiro wrote:
> [...]
> problema aparente é que no final da compilação ele não consegue
> instalar os pacotes nos seus respectivos
> diretórios, por alguma razão. Como eu costumo resolver isso? Baixo
> o source e compilo na mão, mas com o
> Catalyst fica inviável, já que são muitas dependências.
>
> Lembrando mais:
>
> S.O. : Linux Slackware 10.1
>
> usuário rodando o cpan: root
>
> @INC (# perl -e "print @INC;")  :
> /usr/lib/perl5/5.8.7/i486-linux/usr/lib/perl5/5.8.7/usr/lib/perl5/
> site_perl/5.8.7/i486-linux/usr/lib/perl5/site_perl/5.8.7/usr/lib/

   Apenas para o registro, quando vocês fizerem isso, tentem usar

   perl -e 'print "@CPAN", $/'

   para que o Perl junte as linhas usando o $LIST_SEPARATOR
(normalmente ","), e imprima a lista com um $RECORD_LINE_SEPARATOR
(normalmente "\n", representado pela variável '$/' ) no final...
facilita a leitura.

> Abaixo coloquei o ciclo de instalação do pacote através do cpan
> (como root digite 'cpan' e depois fiz install
> Chess::Game), logo abaixo. Um dos problemas que eu notei é que ele
> não conseguiu encontrar a package
> List::Compare, embora tenha continuado a instalação(pode ser q a
> instalação dessa package não seja mandatória).

   Bom, nisso, você está enganado. o CPAN continuou seus TESTES, mas
não a instalação. Isso está BEM claro, no final do log que você
enviou, que diz:

> Failed 1/13 test scripts, 92.31% okay. 36/310 subtests failed,
> 88.39% okay.
> make: *** [test_dynamic] Error 255
>   /usr/bin/make test -- NOT OK
> Running make install
>   make test had returned bad status, won't install without force

   Como você pode ver, o Perl gentilmente se recusou a instalar
Chess::Game, sem ter o pacote List::Compare.

> Tentei instalar a List::Compare também, mas embora não tenha
> ocorrido nenhum erro, quando tento fazer use na
> package, perl me retorna uma mensagem dizendo que não encontrou a
> p... da package em @INC.

   Claro. Até onde eu entendi, parece que você não instalou o tal
pacote.
   Rode

   find $(perl -e 'print "@INC"' ) -type f -name Compare.pm

   no seu Bash e me envie o resultado. Parece que, afinal, sua
biblioteca não está conseguindo instalar. Vamos descobrir o motivo.

   Quero também o resultado dos seguintes comandos:

   no CPAN Shell, digite: "o conf", cole o resultado aqui.
   no Bash:

   which make gcc perl tar unzip wget ftp

   e mande o resultado desta maluquice para mim também.

   Eu estou no ICQ e no MSN, como sempre.
   Se você tiver pressa, podemos conversar por um canal mais rápido,
e depois eu resumo para o pessoal da lista.

> Não sei se ajuda, mas os builds estão sendo construídos em /
> root/.cpan/Build.

   Isso é padrão, mas obrigado por mencionar. :-)

   Aguardo mais informações.
   Putamplexos!
--
Luis Motta Campos is software engineer,
perl fanatic evangelist, and amateur {cook, photographer}