[SP-pm] [OT] Champs, engenheiro sênior da blinck.com (was: https + módulo CGI)

Quinta Janeiro 4 03:11:14 PST 2007

--- Solli Honorio <shonorio em gmail.com> wrote:
> Puxa... isto aqui pode acabar virando uma
> entrevista, mas você sabe o quanto
> eu sou curioso, então vamos lá...

  Sem problemas. Vou responder conforme eu conseguir
para todo mundo. Se alguem mais tiver curiosidade,
basta perguntar.

> Champs, eu gostaria de saber mais sobre a tua
> tragetória aí na Europa, mesmo
> lembrando que você possue visto europeu.

  Bom, ateh agora eu trabalhei em dois paises
diferentes: Portugal e Holanda. Desta forma, vou
contextualizar as minhas respostas de forma que todo
mundo saiba do que eu estou falando.

> Como você conseguiu emprego nesta empresa ? Foi
> através de envio de CV,
> através das listas (ou indicação), através do site
> http://jobs.perl.org/ ?

  Portugal: neste pais, eu estava trabalhando para a
Segula. Portugal e o Brazil sao tao parecidos um com o
outro que eu penso que a mudanca pode nao ter valido
aa pena, de modo geral.
  Neste pais, eu comecei com uma indicacao, o Marco
Lima queria que eu fosse trabalhar com ele lah. Mas eu
fui enganado, assim como outras pessoas que foram para
a mesma empresa. O Marco Lima mentiu sobre varios
aspectos do trabalho, ateh o ponto que eu precisei de
um advogado para resolver pelo menos a minha parte dos
problemas. Isso ainda vai dar muito pano-para-manga,
mas estah caminhando.

  Holanda: Neste pais, eu estou trabalhando para a
Blinck. A Holanda nao tem nada a ver com o Brazil,
muito menos com Portugal.
  Neste pais, eu consegui emprego atraves de
indicacao: uma pessoa que eu conheci no
YAPC::Europe::2006 me contou que o pessoal de
Amsterdamm tinha algumas vagas de emprego na manga, e
eu comecei a falar na lista dos Amsterdam PM, e
perguntei (sem medo de ser feliz) se alguem sabia
alguma coisa sobre vagas na Holanda.
  A resposta foi precisa, e eu tive a oportunidade de
mandar alguns CVs para tres empresas diferentes. Uma
delas me dispensou de imediato, dizendo que eu nao
tinha o perfil (eles queriam alguem que usasse
windows, mas nao anunciaram isso); as outras duas
falaram comigo por um tempo, e uma delas resolveu me
pagar uma entrevista. Fui e voltei de Amsterdam por
conta deles para uma entrevista, com aviao e hotel
pagos.
  Como a cidade eh caracteristicamente cheia de
imigrantes, e como eu tenho nacionalidade europeia,
foi muito facil para mim conseguir um contrato para
trabalhar aqui. E consegui uma coisa que dizem ser
rara: contrato para um ano de trabalho.

> Para os bravos e bons programadores de Perl
> Brasileiro, o que é necessário
> para conseguir um emprego aí (além do visto é claro)
> ? Inglês fluênte ?

  Para Portugal: Nao vao para lah, eh feio, sujo e mal
cuidado. O Mercado portugues de tecnologia eh
ridiculamente pequeno e tacanho, baseado em windows e
sem futuro.

  Para a Holanda:
  O ingles ajuda, mas nao eh tudo.
  Voce tem de ter contatos, ser organizado, ter visto
ou nacionalidade europeia, e ter condicoes de mudar
por sua propria conta. Eu penso que mesmo para as
entrevistas, voce vai ter de correr o risco. Pode ser
muita vantagem estar dentro do territorio europeu, jah
que os custos de deslocamento caem bastante.

  Claro, mostrar seguranca no que voce fala e ter
graduacao (mesmo no Brazil, eles nao querem saber,
basta ter andado na universidade e estah tudo bem).

  O meu ingles nem eh tao bom assim, e muitas vezes eu
tenho problemas para conversar, engasgo, coisas assim.
Claro, a gente vai superando tudo com bom-humor, e vai
levando como dah.

> Domínio de alguma particularidade do Perl ? Como os
> caras mensuram o teu
> conhecimento no Perl ?

  Portugal: jah disse, nao teima, o pessoal lah nao
sabe usar perl, linux, estas coisas. Tem duas ou tres
empresas lah que tem tecnologia e know-how para tanto,
e acabou. Nao estou brincando, eh mesmo um mercado
minusculo e nao vale aa pena mudar de pais por causa
dele.

  Holanda: Pelo que voce fala, basicamente.
  Voce tem de entender que aqui ninguem tem a intencao
de enganar ninguem, e isso quer dizer que eles assumem
que voce fala a verdade e conhece do que fala.
  Ninguem vai conferir se voce sabe ou nao fazer seu
trabalho, mas eles vao querer o trabalho feito no
prazo. Nao importa como, mas, se voce disser que faz,
tem de saber fazer.
  Eles normalmente pedem trechos de codigo, e ter
participacao ativa na comunidade Perl (no meu caso),
ajuda bastante. Modulos publicados no CPAN e coisas
similares tambem sao pesam.

> Bom por enquanto é só isto... uma pequena entrevista

  Espero que as minhas respostas tenham ajudado.
  Em Portugal, levou um mes e meio para eu conseguir
tirar dinheiro da minha conta corrente. Aqui, em uma
semana (e olha que era bem no meio da festa de ano
novo) eu jah tenho numero de seguranca social,
registro no organismo de impostos holandes, contrato
de trabalho, estou procurando apartamento e o pessoal
estah estressado por que nao podem terminar o meu
seguro obrigatorio de saude (que cobre 100% de todos
os problemas que voce tiver) sem que eu tenha uma
conta no banco (que eu vou abrir hoje, se tudo der
certo).

  Em Portugal, levou 5 meses para eu superar este
monte de barreiras. Aqui, em 5 dias uteis, tudo estah
fucnionando aa perfeicao.

  Eh tudo.
  Mais perguntas?
--