[SP-pm] En:Re: DBD-Oracle

Quinta Novembro 23 08:45:21 PST 2006

Salve Monges!

Estou com dois problemas. Consegui instalar o DBD-Oracle (FINALMENTE!!!), mas nao consigo rodar os scripts, a
não ser que eu os rode com o usuário oracle. Tem como rodar um script CGI como um outro usuário(Tô usando
Apache 1.3)?

Eu testei rotinas que usam apenas DBI. Mas tenho rotinas que precisam rodar com o Class::DBI. Eu cheguei até a
instalar o Class::DBI::Oracle, mas quando rodo via CGI, obtenho a seguinte mensagem:

install_driver(Oracle) failed: Can't load '/usr/lib/perl5/site_perl/5.8.7/i486-linux/auto/DBD/Oracle/Oracle.so'
for module DBD::Oracle: libclntsh.so.9.0: cannot open shared object file: No such file or directory at
/usr/lib/perl5/5.8.7/i486-linux/DynaLoader.pm line 231.
 at (eval 7) line 3
Compilation failed in require at (eval 7) line 3.
Perhaps a required shared library or dll isn't installed where expected
 at /home/projetos/pescli.hrim.com.br/cgi-bin/test_oracle.pl line 19

Quando rodo como usuário oracle, usando apenas DBI não tenho problemas, os dados são obtidos normalmente. O
Class::DBI ainda não testei.

Pensei também em incluir os paths do ORACLE para o usuário que roda os scripts, mas não sei como fazer. Tentei
através do /etc/profile mas não funcionou.

Se puderem me ajudar, agradeço.

Cheers!

André Garcia Carneiro wrote:
> Salve Champs!
> Cara, consegui conectar minha máquina ao Oracle, mas ainda não
> consegui instalar o DBD-Oracle, porque ele me diz o seguinte:
>
> I can't find the header files I need in your Oracle installation. You
> probably need to install some more Oracle components. For Instant
> Client that means the SDK package. I'll keep going, but the compile
> will probably fail. See README.clients.txt for more information.
>
> Olhei no README.clients.txt, mas tem apenas mensagens de e-mails
> trocadas para resolver um problema que nada tem a ver, e para a
> [...]

  Claro!
  Você instalou um cliente Oracle (com o Oracle Installer,
possivelmente) na sua máquina, certo?

  Mas lembrou de pedir ao Oracle Installer que instalasse as bibliotecas
do OCI?

  E acrescentou o caminho para estas bibliotecas ao seu ambiente,
setando LD_LIBRARY_PATH, ou ao seu sistema, modificando o
/etc/ld.so.conf e rodando o ldconfig(8)?

  Leia as manpages do ld.so(8), ldconfig(8), e ldd(1). Vai ser educativo ;-)

  Espero que isto resolva o seu problema.
  Se ele persistir, lembra que eu estou por aqui e já apanhei muito
disto. ;-)

  Putamplexos!
--
 Luis Motta Campos is Software Engineer, Oracle OCP/DBA, Un*x

http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=andre.garcia.carneir&_l=1,1164280547.179173.2870.alcala.hst.terra.com.br,3063,Des15,Des15

Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 22/11/2006 / Versão: 4.4.00/4902

André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)