[SP-pm] esquentando a lista

Luis Motta Campos monsieur_champs em yahoo.com.br
Quinta Junho 22 09:14:25 PDT 2006

Jorge Teles wrote:
> Ai moçada, vamos esquentar essa lista.....

  "moçada"... faz tempo. ;-) você deve ser da minha época.

> É o seguinte, estou debungando um script, que não fui eu que fiz, e
> ele conecta em equipamentos de rede via módulo Net::Telnet. Em um
> determinado momento após vários comandos e muitas linhas de resposta,
> parece que o script para de armazenar os valores na variável. No log
> do módulo de telnet o último prompt aparece(é assim que identifico o
> termino de um comando).

  Hum. Acrescenta estas linhas no topo do seu script, depois do
'#!/usr/bin/perl':

  use strict;
  use warnings;
  use diagnostics -verbose;

  Depois, tente rodar seu programa e provocar o erro, como tem feito
neste tempo todo. Isto deve explicar para você muitas coisas sobre o seu
erro ;-).

> Gostaria de saber se existe algum limite de tamanho de variável no
> perl?

  Existe: o tamanho da sua memória RAM somado com o tamanho máximo da
sua área de SWAP. Mas, se você chegar perto disso, o sistema operacional
vai te avisar... ;-)

> Ah se não fui bem claro entendam isso como uma introdução, o assunto
> é muito complexo, e podemos ir tirando as dúvidas de acordo com os
> palpites.

  Na verdade, você poderia ter oferecido mais detalhes e informações.
  Eu poderia, ter um diagóstico mais preciso do que acontece
simplesmente sabendo qual a mensagem de erro com que seu programa morre.

  Para terminar, eu acho que um pequeno guia de como fazer perguntas
pode ajudar você a mandar informações úteis sem medo de parecer
excessivamente verborrágico ou complicado:

  http://catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html

  Espero ter ajudado.
  Putamplexos!