[SP-pm] [BALANÇO]: Dezoito Mêses de SP-PM

Sábado Fevereiro 19 11:46:34 PST 2005

   Amigos e amigas, aproveitando o início oficial do ano de 2005, eu
gostaria de expôr um pequeno balanço sobre o grupo dos São Paulo Perl
Mongers:

   1. Encontros Sociais
      Infelizmente, estão paralizados por falta de quórum. Mas assim que
eu conseguir um voluntário para prestar atenção às datas e escolher os
lugares para os encontros, retomaremos esta atividade.
      A maior parte dos encontros sociais aconteceu no O'Malleys, um pub
famoso pela variedade de cervejas. Eu escolhi realizar os encontros em
um local fixo como forma de facilitar a vinda de novos amigos. Acho que
a rotina foi um erro, pois, em um determinado momento, chegamos a ter
encontros de uma pessoa apenas (lembrem-se do nosso herói S.M.Honório).

   2. Encontros Técnicos
      Lamentavelmente, eu não fui capaz de organizar com eficiencia um
encontro técnico nos últimos dezoito meses de grupo. Gostaria de
remediar isso de alguma forma, mas posso apenas oferecer minha presença
nos encontros, sempre com algo que possa apresentar ao grupo.
      /Mea Culpa/. Vou procurar me organizar mais sobre este ponto, e
tentar obter um local onde possamos realizar os encontros com regularidade.

   3. Web Site
      O website do SP-PM estava em branco, quando eu assumi.
Infelizmente ele não melhorou muito, e sozinho é muito difícil para mim
conseguir me organizar o suficiente para obter conteúdo para publicar no
website.
      O Rio-PM (através do Marco Lima) gentilmente ofereceu hosting para
o website e para a lista de discussão. Eu aceitei a oferta, mas não
consegui me organizar e mudar o website de lugar. Gostaria de
reformulá-lo, aumentar a sua utilidade e permitir aos membros do SP-PM a
possibilidade de manter páginas pessoais dentro dele, conforme os
recursos permitam.
      Acredito que isto seria muito mais fácil com a ajuda do grupo.
Este é um dos principais motivos pelos quais escrevo este balanço.
Sozinho, muito pouco ou quase nada consigo fazer. Mas juntos, podemos
muito mais.

   4. Camisetas
      Eu estou com um protótipo da camiseta do grupo mais ou menos
encaminhado, mas não me animei de terminar isto ainda. Desde que larguei
das reuniões sociais, não voltei a mexer com isso, a pesar de tudo. Quem
tiver curiosidade sobre a camiseta, por favor me peça uma imagem. Eu
enviarei de bom grado.
      Gostaria muito de retomar esta atividade este ano, e de produzir
consistentemente algumas versões do nosso "hábito" oficial. Tenho
certeza de que isso pode ajudar a nos identificarmos como grupo.

   5. Livros
      Ainda estou "engatinhando" nisto, mas acho que posso conseguir
muita ajuda das editoras técnicas interessadas no Perl. Recentemente fui
contatado pela Janet Crosbie, da Apress, que ofereceu gentilmente livros
em troca de resenhas. Seria mais simples obter livros para o SP-PM se
conseguirmos um website com infra-estrutura suficiente para permitir
publicação de resenhas, mas estou conversando com a Apress mesmo assim.
Ainda tenho esperança de conseguir algum resultado sobre isso, conforme
as coisas andarem.

   6. Patrocínios
      Não contamos atualmente com qualquer patrocínio. Eu gostaria de
aumentar e incrementar isso, e com este intuito contatei um amigo que
faz parte de uma das diretorias da ABRANET, a associação brasileira de
provedores de internet. Acredito que ele possa nos ajudar a conseguir
recursos para promover encontros técnicos e obter camisetas para os
membros do SP-PM, em troca de alguma exposição na mídia e
aperfeiçoamento da mão-de-obra operacional dos provedores. Eu me ofercei
para realizar alguns treinamentos em troca dos recursos e da promoção
dos encontros técnicos, mas tenho esperança de que outros membros do
grupo também podem se interessar pela atividade.

   7. Filiação
      Durante estes dezoito meses, praticamente dobramos a quantidade de
membros filiados ao SP Perl Mongers. Infelizmente, isso elevou nosso
quadro a apenas 5 pessoas. E esgotou minha criatividade neste campo. :-/
Estou desesperado. E tenho certeza de que existem muitas outras pessoas
que usam Perl em São Paulo.

   8. Exposição na Mídia
      Nisto, minha liderança e a liderança de um cachorro bôbo são
exatamente a mesma coisa. Não temos qualquer exposição na mídia, em
grande parte por conta das minhas inabilidades no relacionamento humano.
Eu estou tentando melhorar neste ponto, mas o assunto não é facil de se
estudar e compreender.

   9. Liderança
      Eu andei em uma fase ruim, com baixa auto-estima e crise
existencial, mas acho que estou superando isso. Gostaria muito de saber
de todos vocês o que esperam para o ano de 2005, e o que acharam do
desempenho do SP-PM no ano de 2004.

      Tenho a intenção de marcar eleições para o cargo de Líder do SP-PM
para o final do ano de 2005, mais ou menos setembro-outubro, que é
quando eu completo dois anos de casa. Talvez não me candidate novamente,
para este ciclo. Gostaria de saber o que os Mongers acham disso, e quem,
na opinião do grupo, seria a pessoa mais indicada para assumir a
responsabilidade de manter e tocar o grupo adiante durante os próximos
dois anos.

   10. Balanços
       Eu deveria ter iniciado isto antes, já nos primeiros seis meses.
Mas infelizmente outras coisas estavam ocupando a minha cabeça, e a
sobriedade e clareza de idéias veio apenas mais tarde.
       Assumo oficialmente o compromisso de preparar e publicar outro
balanço como este (mas com notícias melhores, claro!) a cada seis meses.
Gostaria que isto se perpetuasse com os sucessores do cargo, para que
toda a comunidade paulistana, brasileira e mundial possam saber o que
acontece no SP-PM.

   Bom, gente, acho que isso é tudo...
   Espero que o balanço não impresione vocês negativamente, a pesar dos
meus fracassos. É facil falar... :-) fazer é que são elas.

   Ainda tenho seis meses pela frente. Gostaria muito de continuar
contando com o apoio e confiança de vocês. :-)

   Por favor enviem seus (comentários|críticas|elogios|ofensas|juras de
amor|ameaças de morte) para a minha caixa postal.

   Putamplexos!
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Sao Paulo PM Leader,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA