[Salvador-pm] Perl na Bahia

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Sexta Setembro 15 04:00:22 PDT 2006

On 9/15/06, Joenio Marques <joenio em gmail.com> wrote:
> Okay!
> Acho que devemos considerar que os temas dos primeiros encontros serão
> de Introducao.
>
> O que acham?

Acho uma boa os encontros serem baseados em temas e é importante que
sejam temas sólidos. Como a intenção dos encontros é de atrair
"publico", o conteúdo dos encontros tem que ser consistentes, fáceis,
didáticos e independentes (o conteúdo do encontro 2 não depende do
conteúdo do encontro 1, etc...), senão vai haver uma queda no
"público" a longo prazo.
Para alcançar essa meta, sugiro que a organização planeje o conteúdo
do encontro em alguma mídia que seja remota e versátil (como o twiki)
para que todos os que estejam capacitados opinem e contribuam de modo
a obter o melhor conteúdo possível.
Pela minha experiência pessoal (que não é muita mas é alguma coisa)
tenho observado que as pessoas são atraídas ao Perl pela facilidade de
se construir coisas complexas com poucas linhas de código, e passam a
ter interesse em aprender a linguagem para poder customizar essas
soluções. Foi assim no meu caso e tem sido assim aqui na UESC. Essa
semana mesmo, já botei 2 pessoas para ler o Camel book por que elas
ficaram impressionadas ao ver o InstantCRUD gerar uma aplicação web
baseada em banco de dados com apenas 2 comandos.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia