[Rio-pm] benchmark (era: Perl em desuso??)

Stanislaw Pusep creaktive em gmail.com
Segunda Abril 23 14:31:45 PDT 2012

Aureliano, esse algoritmo, apesar de servir para listar números primos,
quase não faz cálculo. Veja:

    for my $i (2 .. sqrt($n)) {
        if ($nums[$i]) {
            for (my $m = $i ** 2; $m <= $n; $m += $i) {
                $nums[$m] = 0;
            }
        }
    }

Para encontrar todos os primos de 0 a 100 milhões, a conta mais "pesada"
será elevar um número ao quadrado menos de 10 mil vezes. Convenhamos, isso
é irrisório. Já a atribuição de $nums[$m]... Vai acontecer 240 milhões de
vezes!
Bom, acontece que, nas principais linguagens dinâmicas, o protótipo do
array é lista. E lista não é muito boa para acesso por índice. A do Perl,
por exemplo, fritaria uns 30 GB de RAM, pela minha estimativa. Dá para
acoxambrar array de bits num scalar, mas aí passa pela outra abstração, e,
apesar de ficar mais enxuto, fica bem mais lento.
Já em C (simplificando), protótipo de tudo é byte. Quer "marcar" alguma
posição num array de bits? Fácil:

#define SetBit(a, b) (((char *) a)[(b) >> 3] |= (1 << ((b) & 7)))

Essa nhaca compila em um código de máquina minúsculo que roda 240 milhões
de vezes em frações de segundo.
Linguagens dinâmicas (geralmente) não podem acessar a memória diretamente,
precisam das camadas de abstração (e isso é BOM).

ABS()