[Rio-pm] Perl em desuso??

Danillo Souza danillo012 em gmail.com
Segunda Abril 23 12:37:19 PDT 2012

O que eu vejo em Ruby, é que a comunidade se preocupa mais com a "estética"
da linguagem do que com as aplicações reais dela,
tanto que toda a comunidade de Ruby reconhece que desempenho nunca foi o
foco da linguagem. Vejo um pessoal mais preocupado
em seguir receitas de "código hippie" em Ruby, e fazer bonitinho, do que
meter a mão na massa e ter um pouco mais de trabalho para
melhorar performance por exemplo.

Não que Ruby seja de todo ruim, pelo contrário, já vi algumas coisas na
linguagem que me agradaram, já vi também muitos ótimos
desenvolvedores Ruby que realmente fazem valer a escolha da linguagem, mas
a grande maioria que a gente vê falando sobre Ruby
fazem parte daquela turma que chegou ontem e já quer falar como se fosse
desenvolvedor do core da linguagem(pelo menos o que eu tenho
visto é isso) e tivessem a solução pro mundo todo em Ruby(coisa que eu
achei parecida com a arrogância de certos desenvolvedores Java).

Não estou de forma alguma tentando falar mal de Ruby ou sua comunidade,
muito pelo contrário, o pessoal que se envolve de verdade já
mostrou várias vezes que levam muito a sério, mas pelo menos para mim,
Python e Perl são escolhas muito mais interessantes do que
Ruby.

Eu acho muito(muito mesmo) difícil que Perl venha a cair em desuso, e que
defeitos toda comunidade tem, toda linguagem tem, todo
desenvolvedor tem. Vemos muitos casos disso em Perl mesmo, ou Python, ou
Java, e tantas outras, e apesar de concordar com muitas
críticas sobre Ruby, acho que todo mundo pega muito no pé do pessoal de rb
com isso, talvez por isso eles fiquem um tanto quanto arrogantes.

Pra quem não sabe, existe um encontro entre desenvolvedores de Python e
Ruby (Snakes & Rubies) em chicago, para reunir as duas comunidades
e tentar evitar uns flames do gênero, tem até um vídeo do encontro completo
no youtube[1].

[1] - http://www.youtube.com/watch?v=cb9KDt9aXc8

--
Danillo Souza