[Rio-pm] Perl em 20 artigos

Tiago Peczenyj tiago.peczenyj em gmail.com
Segunda Abril 2 09:37:40 PDT 2012

É verdade.

Algumas linguagens resolvem isso fazendo TUDO ser objeto. Veja Ruby,
por exemplo, é possivel ter menos dificuldade pois tudo é uma
invocação de método no fim das contas. O fato de Perl suportar OO mas
também funcionar sem este tipo de sintaxe é dificil de pegar de cara,
sem os exercícios corretos. Por exemplo, o garbage collector do Perl é
diferente (é por contagem de referência), o fato de suportar herança
multipla traz consequencias diferentes, etc.

Infelizmente só fui descobrir o 'use diagnostics' tarde, senão boa
parte da minha frustração seira redirecionada. Agora perl5 funciona
dessa forma, podemos querer usar Moose ou outros módulos para
facilitar a nossa vida e sermos mais produtivos mas o caminho é longo
IMHO, pois parece que estamos dando "desculpas" para quem começa

use strict;
use warnings;
use English;
use diagnostics;
use common::sense;
use Modern::Perl;
use blablabla;

isso acaba virando um mantra. como quem diz "sem isto vc NUNCA vai
entender" e isso é frustrante.

Felizmente todas as linguagens tem problemas e se Perl fosse ruim não
teria chegado aonde chegou, pelo contrario, a comunidade corrige e
propõe mudanças. Vejam Perl 6 que resolve boa parte do que a gente
andou discutindo como sendo "dificuldades iniciais" e que não deixam a
gente numa saia justa (vejam a complicação que esta sendo Python 3, ou
como Java evolui lentamente deixando de adicionar features devido a
backward compatibility), infelizmente Perl 6 ainda está em
desenvolvimento mas é se envolvendo nesse tipo de coisa que evoluimos.

Nos ultimos meses, ver o codigo do Miyagawa me ajudou um pouco. Mas é
tudo um reflexo do nosso meio, hoje eu acho Moose interessante pq
desenvolvo demais usando OO, mas não consigo usar Perl para scripts
tal como Bash com tanta familiaridade. Felizmente da pra aprender
sempre.

Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772

http://pacman.blog.br