[Rio-pm] Perl é genuinamente uma linguagem de script ou híbrida?

Ricardo Filipo ricardo_filipo em yahoo.com.br
Sexta Fevereiro 17 13:08:21 PST 2012

Bem, primeiro é inacreditável que algum cientista de verdade ainda acredite que ciência é pra ser escondida (e vendida?).
Se alguma pessoa "inteligente" me diz isto eu imediatamente entendo que é um idiota tentando de passar por inteligente e nesta hora nada pode ser mais divertido que se fazer de idiota, já que somos inteligentes de verdade.
Quanto ao Perl, não é nem híbrida nem interpretada. Não sei o que seria isto. E é muito diferente de Java pois nenhum bytecode de máquina virtual é gerado. O compilado é para a plataforma hospedeira, na mesma forma que o próprio executável perl. Isto está muito bem explicado nos links enviados.
E se vc fala C vale ver "perldoc perlguts".
Aliás este seria um bom assunto para o Equinócio. Alguém já publicou um artigo com este foco?
Abs!

> [...]
>
>Sobre definição da linguagem tenho convicção que é uma linguagem interpretada, mas o contexto híbrido a torna bem mais elegante.
>

>2012/2/17 Daniel Hughes <dsth em cantab.net>
>
>quando executa perl source file, primeiro eh compilado pra gerar um parse tree, e depois este parse tree eh 'intepretado' em um jeito parecido com um byte-code-intepreter. como eu entendo, a dificuldade em geral de compilar perl diretamente a machine-code eh pq em perl pode pular entre essas duas fases e.g. com BEGIN subroutine e com eval("string")... desculpe meu pt.

Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na
humanidade’. (Pierre Lévy)