[Rio-pm] Framework em MVC

Ricardo Filipo ricardo_filipo em yahoo.com.br
Quinta Julho 28 08:30:36 PDT 2011

Olá Sergio.
Boa tarde.

Existem diversos frameworks MVC para Web em Perl.

O Mojolicious é um dos mais novos. A principal vantagem é que tem poucas dependências e uma sintaxe bem simples. É muito fácil, bom pra começar.

Uma dica interessante é usar o Mojolicious::Lite com o módulo selfvars::autoload e você terá uma sintaxe muito parecida com a do "Dancer".

Existem ainda o Rose, o Manson, o WebGui, WebNano, etc, etc e "colas" como o Plack e Dancer, ou até o velho CGI (nada de MVC).  Mas eu creio que o Catalyst ainda é o mais sólido e moderno e usa a principal característica do Perl e dos programadores "preguiçosos":
Pense como vc pensa mas aproveite o que já está feito! Então o Catalyst depende pesadamente de muitas distribuições do CPAN mas por isso mesmo garante uma grande comunidade de desenvolvedores e código de alta qualidade. Vc já viu o Catalyst::Lite do Eden?  https://github.com/edenc/Catalyst-Lite

Que tal a busca?
http://search.cpan.org/search?query=web+framework

De qualquer forma eu recomendo o estudo do Moose, que facilita e torna extremamente poderosa a programação OO em Perl.

:)